Programa de qualificação para exportação, oferecido pela Apex-Brasil garante um processo de exportação de forma planejada e segura

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos — Apex-Brasil realizou rodadas internacionais de negócios que reuniram 30 empresas brasileiras com compradores internacionais durante a ANUFOOD 2022. Destas, 17 passaram pelo Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), criado para “alavancar a competitividade das empresas, disseminar a cultura exportadora, introduzir melhorias técnico-gerenciais e tecnológicas, promover a capacitação para a inovação e ampliar o acesso a produtos e serviços de apoio disponíveis às instituições de Governo e setor privado, entre outras atividades”.

Para Rita Albuquerque, coordenadora de Qualificação, da Gerência de Competitividade da Apex-Brasil, a ANUFOOD é uma experiência interessante para essas empresas que estão iniciando o processo de exportação. “É uma feira com grande apelo internacional que, por ser no Brasil, possibilita o acesso de quem nunca exportou a esse mundo do comércio exterior sem os investimentos necessários para participar da Anuga, que acontece na Alemanha, por exemplo”.

O PEIEX existe desde 2004, quando foi criado pelo então Ministério do Desenvolvimento Industrial. Segundo Rita, a Apex incorporou o projeto em 2008 e desde então tem firmado parcerias estaduais para garantir o acesso das empresas. “Ao longo de 2021, o PEIEX atendeu e qualificou 4.894 empresas, por meio da execução de 36 convênios, nas cinco regiões do país”, lembra a coordenadora. “Desse total, 74,44% estão na categoria de micro e pequenas empresas (MPEs); 677 exportaram em 2021, com valor total de negócios no valor de R$661,3 milhões”.

Rita afirma que essas empresas exportaram produtos de 17 segmentos e, no ano passado, com destaque para alimentos e bebidas (45,9%), produtos agropecuários (11,8%), máquinas e equipamentos, aparelhos e materiais elétricos (7,8%), metalurgia e produtos de metal (7,3%) e moda, higiene pessoal e cosméticos (5,8%).

 

Cruzamento de dados do varejo e da indústria potencializam ações de trademarketing – Juntar expertises e fazer do processo de venda um ato colaborativo entre varejo e indústria tem se mostrado uma ferramenta revolucionária de trademarketing. Isso porque ações 360 graus e figital (físicas e digitais) se tornaram essenciais, principalmente, durante a pandemia diante dos seus impactos sobre esses setores.

Quem teve a oportunidade de falar sobre esse tema foi Fernanda Dalben, diretora de marketing da Dalben Supermercados, que participou no 1º Congresso Nacional para Supermercados de Bairro na ANUFOOD Brazil — Feira Internacional para Alimentos e Bebidas, no São Paulo Expo, com o tema: “Colaboração Varejo e Indústria nas Ações de Trademarketing”.

Dalben trouxe um olhar moderno e ampliado sobre as possibilidades e oportunidades que surgem a partir da colaboração de todos os agentes envolvidos na cadeia de oferta de um produto e destacou os dados como grandes aliados nessa estratégia.

“Podemos fazer um cross entre os dados da indústria e do varejo para montar ofertas que gerem interesse no consumidor. Um exemplo é quando descobrimos que existia um ponto de convergência entre o Dia das Mulheres e o consumo de cerveja. A partir daí criamos ações físicas e digitais para atender essa demanda. Fizemos uma venda cruzada de flores e bebidas e foi um sucesso”, afirma a diretora de marketing.

Fernanda mostrou diversos cases de sucesso desse ‘intercâmbio’ de dados e também de oportunidades que cada setor tem em mãos, mas que, juntas, potencializam o poder das ofertas, resultando em aumento das vendas, engajamento, fidelização e muito mais.

Outro ponto relevante que Delben frisou foi a importância de explorar todas as ferramentas digitais disponíveis, como lives com integração com o e-commerce, e-mails, SMS, influenciadores, live marketing, WhatsApp, que oferecem oportunidades únicas de alcance dentro da natividade de cada canal.

Porém, essa criatividade não pode ficar somente no campo digital. As ações físicas seguem de extrema importância para conquistar o consumidor, que busca, muitas vezes, não só consumir, mas também viver uma experiência, como é o caso de criar ambientes ‘instagramáveis’ nas lojas para gerar engajamento gratuito, degustações e muito mais. Mas, para isso, é preciso investimento também por parte da indústria.

“Com a indústria apoiando e patrocinando essas ações, conseguimos oferecer mais possibilidades de oferta, promovendo ações e experiências que agreguem valor”, finaliza.

 

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Mercado global de shots funcionais deve chegar a US 1,4 bilhão em 2027 – O mercado mundial de shots funcionais movimenta atualmente cerca de US$ 500 milhões e deve chegar a US$ 1,4 bilhão em 2027, considerando a taxa mundial de crescimento que está em 13,4%. Os dados foram apresentados durante o painel “A promissora categoria shot funcional como nova tendência de alimentação saudável e inovação em bebidas”, no segundo dia da ANUFOOD Brazil 2022, que termina nesta quinta-feira (14), no São Paulo Expo.

Segundo Rafael Marra, sócio da Shot Me, o shot funcional é uma bebida concentrada, feita para ser ingerida em pequena dose ou em um único gole. “É composto por ingredientes naturais, combinados com o propósito de promover um benefício específico ao corpo”, explicou o executivo durante o painel que também contou com a participação de Ary Bucione, CEO da NutriConnection.

Há um grande potencial nesses produtos por serem inovadores, saudáveis e cumprirem o que propõem, analisa Marra. “Nossos shots são produtos 100% naturais, sem conservantes, concentrados e ricos em vitaminas e minerais, voltados para o aumento da imunidade e vitalidade, funcionam também como ação antioxidante e possuem durabilidade de seis meses no freezer: basta descongelar e tomar”.

O Relatório Brasil Food Trends de 2020 listou as características valorizadas pelos novos consumidores. Eles querem produtos benéficos ao desempenho físico e mental; à saúde cardiovascular e gastrointestinal; com aditivos e ingredientes naturais; e minimamente processados.

Esse mercado de alimentos e bebidas saudáveis no Brasil movimenta US$ 35 bilhões atualmente, o que coloca o país como 4º colocado em consumo de produtos saudáveis no ranking global, que tem um faturamento anual de US$ 269 bilhões, segundo Marra. “Eles estão divididos em alimentos funcionais e fortificados com US$ 261 bilhões; free from (alimentos e bebidas “livres de”) com US$ 56 bilhões; orgânicos (US$ 46 bilhões) e better for you (melhor para você), que são isentos ou têm teor reduzido de sal, açúcar e gorduras, com US$ 112 bilhões”.

Para Marra, os principais impulsionadores para o crescimento do mercado de ingredientes de shots funcionais são os benefícios à saúde associados ao seu consumo, tais como atraso no processo de envelhecimento, prevenção de doenças crônicas e aumento da expectativa de vida. “O que é bom não está mais nas mãos dos fabricantes de alimentos, mas do próprio consumidor, que busca se informar melhor”, concluiu.

 

Evolução digital ajuda setor de bares e restaurantes a expandir de forma organizada e otimizada – Os avanços tecnológicos se potencializaram durante a pandemia, que atingiu em cheio diversos setores, entre eles o de bares e restaurantes. A principal ferramenta de sobrevivência desses estabelecimentos neste período foi a digitalização dos serviços, que chegou para ficar e pode ajudar muito na expansão dos negócios fora da esfera presencial.

A evolução digital dos bares e restaurantes foi um dos temas do 3º Encontro Abrasel-ESBRE, que aconteceu no auditório Food Trends, na ANUFOOD Brazil — Feira Internacional para Alimentos e Bebidas, no São Paulo Expo, e contou com a participação de Fábio de Francisco, cofundador do BaresSP.

Fábio apresentou soluções digitais novas, como as que ajudam o estabelecimento a ter mais relevância na internet, e também formas modernas de usar tecnologias mais “antigas” usadas pelo setor, como é o caso do Chama Garçom, que pode ser usado para medir o tempo de atendimento de um setor e outro do restaurante e otimizar o atendimento através desses dados.

As questões do custo das operações digitais também foram levantadas como uma dúvida geral dos empresários, porém Fábio afirma que há diversas opções no mercado para atender todos os tipos de demandas.“Há ferramentas gratuitas, outras com valores baixos e outras mais caras, mas a acessibilidade nunca foi tão grande”, diz.

Durante a palestra, o cofundador do BaresSP indicou diversas plataformas que podem ser usadas para monitorar a navegabilidade do site, centralizar pedidos de apps de entrega, realizar reservas online e muito mais.

Além disso, Fábio explorou soluções nas redes sociais mais tradicionais, como Facebook e Instagram, como ferramentas importantes de captação de leads, filtro de interesse do cliente, engajamento automatizado, agendamento de postagens entre outras opções muitas vezes pouco conhecidas pelos empresários, mas que podem impactar diretamente no resultado dos negócios.

 

Espaço Natural Food tem “mate fora da cuia” e produtos plant based – Erva de chimarrão e tereré transformada em insumo para a produção de pratos doces e salgados, óleo de coco em forma de manteiga e castanha de caju que virou queijo são alguns dos produtos expostos no Espaço Natural Food, na ANUFOOD Brazil — Feira Internacional para Alimentos e Bebidas, no São Paulo Expo.

A Buonissimo & Vegetal traz a proposta de oferecer produtos plant based. São produtos lácteos vegetais para atender veganos, vegetarianos e flexterianos (que reduziram o consumo de proteína animal).

“As pessoas estão mais conscientes e querem alternativas às proteínas de origem animal, mas sem perder o sabor e a textura. Então, desde o ano passado, decidimos ir para o varejo porque sabíamos que tínhamos um caminho a seguir diante dessa demanda”, afirma Mônica Rocha, coordenadora de marketing da marca.

Quem também decidiu oferecer um produto conhecido, mas com outra roupagem foi Heroldo Secco Junior, fundador da Mate Tea Brasil, que investiu na reformulação do mate usado no chimarrão e no tereré para expandir as oportunidades de consumo.

“Além do sabor único, nosso produto tem alta carga de antioxidantes, é termogênico e pode ser usado também em receitas de panquecas e bolos. É o mate além da cuia”, explica o criador da marca.

 

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Marquespan viabiliza padaria para supermercados – Cada vez mais as padarias ocupam espaço nos supermercados. Mas porque os empresários fazem investimentos em uma atividade que não está ligada diretamente com seu negócio? Para João Paulo de Lima, supervisor de vendas da Marquespan, as vantagens são grandes. A empresa gaúcha tem três fábricas em Tatuí, no interior de São Paulo.

A Masquepan, que está entre as empresas da Expo Supermercados, na ANUFOOD Brazil 2022, tem estimulado a instalação dessas padarias em supermercados, minimercados e nas grandes redes supermercadistas. “Nós disponibilizamos, em comodato, todos os equipamentos, além de oferecer formação para funcionários e consultoria aos nossos clientes, tudo sem custo algum”.

Como afirma Lima, basta que o empresário queira vender pão assado na hora. “Nosso produto é o pão, com destaque para o pãozinho francês”, explica. “O cliente vai receber os pães congelados e irá assar a toda hora, o que é o grande diferencial de nosso sistema”.

ANUFOOD Brazil | Data: 12 a 14 de abril de 2021 | Horário: 10h – 19h | Local: São Paulo Expo | Endereço: Rodovia dos Imigrantes Km 1,5 – Vila Água Funda, São Paulo – SP
Parceiros Estratégicos: ABIA, ABIR, APEX-BRASIL, EMBRAPA, FGV EUROPE e ITAL. | Parceiro Social: Gerando Falcões

A ANUFOOD Brazil é organizada pela Koelnmesse Brasil em parceria com duas unidades da Fundação Getulio Vargas (FGV), a FGV Europe e a GV Agro, dedicando o devido espaço a toda diversidade das atividades relacionadas ao agronegócio e à indústria alimentícia e de bebidas. Dessa forma, compradores nacionais e internacionais terão a oportunidade de se encontrar em um mesmo local para realizar negócios, além de ter contato com as inovações da indústria. O evento acontece de 12 a 14 de abril de 2022, no São Paulo Expo, em São PauloA ANUFOOD Brazil é organizada pela Koelnmesse Brasil em parceria com duas unidades da Fundação Getulio Vargas (FGV), a FGV Europe e a GV Agro, dedicando o devido espaço a toda diversidade das atividades relacionadas ao agronegócio e à indústria alimentícia e de bebidas. Dessa forma, compradores nacionais e internacionais terão a oportunidade de se encontrar em um mesmo local para realizar negócios, além de ter contato com as inovações da indústria. O evento acontece de 12 a 14 de abril de 2022, no São Paulo Expo, em São Paulo.

A Koelnmesse é líder internacional na implementação de feiras de alimentos e serviços e produtos relacionados a processamento de alimentos e bebidas. Feiras como a Anuga, a ISM — Feira Internacional de Doces e Biscoitos e a Anuga FoodTec são reconhecidas em todo mundo como líderes absolutas em seus setores. A Koelnmesse também organiza feiras líderes no setor de alimentos e bebidas em outros mercados emergentes no mundo todo, tais como: Brasil, China, Índia, Itália, Japão, Tailândia, Estados Unidos e Emirados Árabes Unidos. Com estas atividades globais, a Koelnmesse oferece aos seus clientes um completo portfólio de eventos qualificados, em diferentes mercados, que garantem uma rede de negócios sustentável e internacional.

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