Em linha com o compromisso de preservar o planeta para as próximas gerações, a Nitro, fabricante de especialidades químicas e insumos para o agronegócio, investe continuamente na melhoria de processos em suas unidades no Brasil e no exterior. Um dos avanços recentes foi a implantação de um projeto de otimização hídrica na planta de resina localizada na unidade de São Miguel Paulista, em São Paulo.
Ao aproveitar a água, eliminada em um dos tanques, a companhia passou a evitar o descarte de, em média, 100 mil litros de água por dia, que seriam destinados à estação de tratamento de efluentes e posterior envio à SABESP para descarte final. O projeto contemplou ainda outras medidas de engenharia para a modernização do processo que proporcionou economia de 53 milhões de litros de água por ano.
As iniciativas adotadas pela companhia corroboram as metas relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Com elas, a Nitro vem registrando melhoria contínua nos indicadores de redução de emissões de atmosféricas, consumo de água e geração de resíduos.
Na unidade de São Miguel Paulista, 70% dos resíduos são reciclados e destinados para compostagem, reutilização ou beneficiamento e 50% da energia consumida é proveniente da cogeração, que utiliza o vapor gerado no processamento dos produtos. “Seguimos com nossos esforços para avançar cada vez mais em nossos indicadores ambientais, sociais e de governança, contribuindo para a sustentabilidade”, afirma o diretor de Sustentabilidade, Segurança e Meio Ambiente (SSMA), Marcos Romanoski.
Entre outras ações para estimular a cultura de inovação, a companhia possui o Programa de Ideias Nitro (PIN). Por meio desta iniciativa, capta sugestões de seus colaboradores para melhoria dos processos produtivos e de gestão. Em 2021, o programa recebeu mais de 800 sugestões de projetos de melhorias envolvendo a potencialização de plantas produtivas e a economia circular.
–
CDI Comunicação
(11) 3817-7926 | cdicom.com.br