Sustentabilidade é a palavra-chave para o futuro do setor
Sustentabilidade no campo é um tema que impacta em diversas vertentes, que vão desde a preservação ambiental até a reputação do agronegócio, e cada vez mais é um divisor de águas para quem quer se manter relevante em um mercado extremamente competitivo.
Uma das maiores tendências atuais do agronegócio, o conceito farm to fork (“da fazenda ao garfo”), criado na Europa, é um conjunto de ações e objetivos para estimular a sustentabilidade em toda a cadeia agroalimentar, que está se difundindo por todo o mundo e caminha para se tornar determinante para a atuação de empresas e produtores rurais.
Pensando nisto, o gerente de marketing da Ajinomoto® Fertilizantes, Thiago Miqueleto, selecionou dicas sobre tópicos fundamentais para a evolução do mercado do agronegócio.
- Rotação de culturas – A rotação favorece a redução de pragas e doenças consequentemente, proporcionando uso mais eficiente dos defensivos e aumentando a produtividade. Além disso, as características químicas, físicas e biológicas do solo melhoram, potencializando o manejo nutricional da área, que ocasiona a otimização no uso de recursos naturais na produção agrícola. “A rotação também protege o solo de impactos ambientais, reduz erosões e perdas desnecessárias de nutrientes”, explica Thiago.
- Redução da emissão de CO² – Existem diversas formas para reduzir a emissão de gás carbônico nos processos de produção agrícola e, consequentemente, contribuir para a mitigação do efeito estufa e aquecimento global. Práticas como o Sistema Plantio Direto (indicado pela Embrapa para o manejo de diversas culturas, conforme artigo publicado no site: https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/55203563/artigo—agricultura-de-baixa-emissao-de-carbono-tecnologias-disponiveis), utilização de maquinário eficiente, sistemas de cultivo de alto sequestro de carbono, entre outras medidas, podem ser adotadas com facilidade pelo produtor.
“A utilização de fertilizantes como AMIORGAN® e AMINO® Plus, que são produtos obtidos por meio de fontes renováveis, gera impacto na redução de CO² e otimizam o processo de adubação”, afirma Thiago. “Os produtos proporcionam o aumento da eficiência das adubações e maximizam as operações nas fazendas, aumentando a eficiência do uso de máquinas na propriedade, que contribui para a minimização da emissão de gases do efeito estufa”. - Utilização de fertilizantes organominerais – Em relação ao uso de fertilizantes, os produtos classificados como organominerais, ao serem aplicados no solo ou nas folhas, atuam na fisiologia das plantas e estimulam processos naturais, como por exemplo, absorção, translocação e uso eficiente de nutrientes, aumento da tolerância das plantas aos estresses abióticos e trazem incrementos significativos a qualidade da produção.
“Aminoácidos como a prolina e o derivado de aminoácido glicina betaína são agentes osmoprotetores, ou seja, eles permitem que a planta armazene e retenha água em situações de baixa pluviosidade”, esclarece Thiago. “Um dos produtos da Ajinomoto® Fertilizantes é o AMINO® Proline, que está alinhado à tendência de uso consciente de água, e atua como uma vacina, preparando a planta para situações futuras de estresse”, complementa. - Redução do uso de recursos naturais – A cadeia produtiva precisa ser pensada como um todo, e a redução do uso de recursos naturais, como água potável, vai muito além da modernização de sistemas de irrigação.
“Para mitigar o impacto ambiental, é preciso analisar desde os fornecedores até os métodos de produção aplicados na plantação”, analisa Thiago. “A Ajinomoto do Brasil está alinhada a este objetivo, e através de tecnologias inovadoras faz o uso racional da água e energia. Além disso, os fertilizantes já saem do processo com aminoácidos em sua composição, o que garante alto valor nutritivo às plantas. Dessa forma, contribuímos para a manutenção do meio ambiente e uso sustentável dos recursos naturais para a produção dos fertilizantes”, finaliza.
–
A divisão Agronegócios foi estruturada em 2000 para produzir fertilizantes em um processo natural de fermentação microbiológica, que não agride o meio ambiente durante sua produção e nem em sua utilização no campo, se utilizado conforme a recomendação de uso. Hoje, a empresa atua no mercado de fertilizantes em diversas culturas como frutas, hortifruti e café. Atualmente, a empresa produz 14 fertilizantes que fazem parte das linhas AMINO e AJIFOL®, de foliares e de fertirrigação, e AMIORGAN®, de fertilizantes sólidos. Confira o portfólio completo de produtos, além de benefícios e soluções por culturas no site www.ajinomotofertilizantes.com.br.
Ajinomoto do Brasil – Presente no Brasil desde 1956, a Ajinomoto é uma multinacional japonesa e referência mundial em aminoácidos. A empresa oferece produtos de qualidade tanto para o consumidor como insumos para as indústrias alimentícia, cosmética, esportiva, farmacêutica, de nutrição animal e agronegócios. Atualmente, a unidade brasileira é a terceira mais importante do Grupo Ajinomoto fora do Japão, atrás apenas da Tailândia e dos Estados Unidos. A linha de produtos da empresa voltada ao consumidor é composta pelo tempero umami AJI-NO-MOTO®, AJI-SAL®, Tempero SAZÓN®, Caldo SAZÓN®, SAZÓN® Tempera & Prepara, RECEITA DE CASA™, HONDASHI® e SABOR A MI®, além das sopas individuais VONO® e da linha de sopas cremosas e claras VONO® Chef. Também se destacam os refrescos em pó MID® e FIT Zero Açúcar, o azeite de oliva extra virgem TERRANO® e o azeite de oliva tipo único TERRANO®, o SATIS!® Molho Shoyu, além de aminoVITAL® GOLD e aminoVITAL® GOLD DRINK MIX, produtos compostos por nove aminoácidos essenciais para a recuperação de atletas e entusiastas do esporte. No Brasil, a companhia também atua no segmento de food service (alimentação fora do lar). Com quatro unidades fabris, localizadas no estado de São Paulo, nas cidades de Limeira, Laranjal Paulista, Valparaíso e Pederneiras, e sede administrativa na capital, emprega cerca de 3 mil funcionários e atende tanto ao mercado interno como ao externo. O Grupo Ajinomoto obteve faturamento global de US$ 10,1 bilhões e nacional de R$ 2,7 bilhões no ano fiscal de 2020. Atualmente, está presente em 35 países, possui 121 fábricas e cerca de 32 mil funcionários em todo o mundo. Para saber mais, acesse www.ajinomoto.com.br
Race Comunicação
11 2894-5607 | 2548-0720 | agenciarace.com.br