A assistência técnica aos produtores rurais é essencial para o desenvolvimento das atividades do campo. Esse acompanhamento, realizado para otimizar os processos de produção e comercialização de itens do setor lácteo, por exemplo, funciona como um dos pilares para a economia do segmento, promovendo o compartilhamento de informações especializadas para melhor atender as necessidades de consumo da sociedade.
Formatada para se tornar a maior e mais completa plataforma de queijos e cremes do país, a UltraCheese (detentora das marcas Cruzília, Lac Lélo, Bùfalo Dourado e Itacolomy) dispõe de uma equipe de técnicos e veterinários atuando nas fazendas de seus cerca de 1 mil produtores parceiros. “A atuação se concentra principalmente na reprodução e na sanidade dos rebanhos, em ações de gestão e na qualidade do leite”, explica Sávio Santiago, Diretor de Originação da plataforma. “O produtor tem que ter em suas atividades uma visão multifatorial, com um conhecimento amplo e abrangente que envolva a saúde animal, plantio, meteorologia e qualidade, dentre outras coisas. O assistente técnico é o alicerce em que o produtor se apoia para planejar e controlar a sua atividade”, acrescenta.
O monitoramento em parceria com os produtores é realizado constantemente, com indicadores de qualidade estabelecidos previamente. Além disso, são promovidas atividades específicas, que buscam a melhoria contínua de cada índice. “Os técnicos vão até os produtores e criam planos de ação para cada possível não conformidade, sempre buscando excelência”, reforça Santiago.
Essas ações são apoiadas pelos laboratórios oficiais da Rede Brasileira de Qualidade do Leite e seguem conceitos consolidados de boas práticas de produção do setor. “Nossa meta é avançar ainda mais para a obtenção de um leite que apresente a melhor qualidade possível, padrão que já se encontra superior à média nacional nos dias atuais”, confirma Santiago.
–
–
–
–
–
Básica Comunicações
basicacomunicacoes.com.br