Entrada do Grupo Era no Programa Semente Legal representa um aumento imediato de 50% na oferta de sementes forrageiras com rastreabilidade segura no Brasil
O Brasil é hoje um dos líderes mundiais no mercado de produtos agrícolas, segundo a Embrapa, movimentando 26,4% do PIB brasileiro. Porém, o mercado ilegal de sementes piratas perdura, causando prejuízos bilionários ao setor, da ordem de 2,5 bilhões, e ao consumidor final que adquire produtos de origem e qualidade duvidosas.
Com o objetivo de reduzir a comercialização de sementes forrageiras piratas e aumentar os padrões de qualidade do produto no Brasil, o Grupo Era lança, nesta quarta-feira 02/06, 11h da manhã (horário de Brasília), a Safra 2021 – 100% atestada pelo Semente Legal. E evento estará disponível NESSE LINK.
O Grupo Era representa as marcas Ponto Alto e Nova Safra. O programa Semente Legal, da Ceptis Agro, atesta a produção de forma ampla: realiza a certificação de origem, o monitoramento do processo produtivo, a verificação de qualidade e a rastreabilidade segura dos grãos. A iniciativa é inédita porque o Grupo Era é a primeira empresa do Brasil a adotar estas quatro ações integradas que atesta toda a sua produção.
O Grupo Era atua no Brasil e no exterior e tem um relevante impacto na agropecuária brasileira. Fornece sementes ao exterior e para os 26 Estados brasileiros e Distrito Federal – com representantes em 362 municípios. Cerca de 70% da produção da empresa é destinada ao polígono do agronegócio (área compreendida pelo Estado de São Paulo, Leste do Mato Grosso do Sul, Noroeste do Paraná, Triângulo Mineiro e Sul-Sudoeste de Goiás).
Grupo representa as marcas Ponto Alto e Nova Safra – e atua nos 26 Estados brasileiros, no Distrito Federal e no exterior;
A iniciativa do Grupo Era é resultado da parceria realizada ano passado entre a Ceptis Agro e a Aprossul – Associação dos Produtores de Sementes do Estado de Mato Grosso do Sul. Pela parceria, as empresas associadas aderem voluntariamente ao Programa Semente Legal garantindo assim a rastreabilidade segura de todos os seus produtos. Foi o caso do Grupo Era: a empresa aderiu e, hoje, é pioneira em lançar a implementação do programa atestando 100% de sua safra de sementes. Com a entrada do Grupo Era, Programa Semente Legal aumenta 50% no Brasil.
De acordo com o CEO da Ceptis, Philippe Ryser, a iniciativa também contribui para a autorregulação do setor, combatendo práticas de comercialização de sementes piratas, que prejudicam a produtividade e a segurança alimentar dos brasileiros. “Estamos implementando, com o Semente Legal, um modelo de negócio com uma referência de boas práticas. Isso reflete em todo o setor, que contará com um importante instrumento de combate ao comércio ilícito e à concorrência desleal e, principalmente, de proteção do consumidor”.
Crescimento do faturamento com o Semente Legal – Para o presidente da Aprossul e do Grupo Era, Celso Pess Junior, um dos pontos importantes do Semente Legal é que “quando os produtores passam a oferecer um produto seguro, de origem comprovada, ficam diferenciados como corretos. O revendedor, ao comercializá-lo, também tem sua reputação fortalecida. Além de agregar valor ao produto, o Semente Legal também conquista a confiança dos profissionais do campo”, afirmou. Tanto que a projeção de crescimento de faturamento do Grupo Era, com o Semente Legal, é de cerca de 40%.
Ineditismo está na implementação de 4 ações integradas: certificação de origem, monitoramento do processo produtivo, verificação da qualidade e rastreabilidade segura em 100 % de toda a sua safra
De acordo com Roberto Miyano, responsável pela área de pesquisa e desenvolvimento da Ceptis Agro, os benefícios da semente atestada são inúmeros: “a iniciativa tem elevado fortemente os protocolos e os padrões de qualidade do setor, gerando também um efeito dominó positivo: o pecuarista tem acesso a uma semente de germinação verificada; assim, com uma pastagem de melhor qualidade, seu rebanho passa a ser mais produtivo; consequentemente, o comércio é fortalecido com mais produtos disponibilizados. Todos ganham nessa cadeia: sementeiras, revendedores de sementes, produtores e consumidores finais”, explica.
Como funciona – Produtores e consumidores finais podem verificar a procedência e ter segurança sobre a qualidade do produto. Na plataforma tecnológica disponibilizada aos produtores, as sementes são cadastradas, associadas a etiquetas codificadas e com registro de sua destinação. Além disso, a qualidade das sementes produzidas é atestada pelo sistema de Verificada Externa da Qualidade (VEQ), feita com o trabalho de amostradores certificados junto ao RENASEM, com as amostras submetidas a análises em laboratórios acreditados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. As Etiquetas e lacres de Segurança são afixados nas sacarias e bigbags das sementes, com códigos de segurança antifraude e tecnologias antifalsificação.
Aplicativo – Toda a segurança do processo pode ser confirmada pelo aplicativo Semente Legal para smartphones. O app é gratuito e disponível a produtores, empresas e consumidores, que possibilita a autenticação das etiquetas e o acesso às informações sobre o produto como, por exemplo, o termo de conformidade. O aplicativo disponibiliza ainda um canal de denúncia com total garantia de privacidade das informações.
Outros benefícios – Os produtores que aderem ao Semente Legal passam a contar com um grande diferencial no mercado. São inúmeros os benefícios, entre eles, comprovação da rastreabilidade segura, garantia de origem e qualidade promovida por uma empresa independente; TrustScore como diferencial competitivo; reconhecimento como produtores altamente qualificados, orientados para a sustentabilidade; acesso a fundos de investimentos específicos; auxílio aos órgãos de fiscalização, além das facilidades de divulgação das marcas por meio dos canais Ceptis Agro, das associações e produtores participantes.
Quando: 02/06/2021, quarta-feira, às 11h (horário de Brasília)
Onde: Evento Online NESSE LINK
Participantes: Tiago Pilon, coordenador do Programa Semente Legal da Ceptis; Celso Pess Junior, presidente do Grupo Era
–
FSB Comunicação
fsb.com.br