A expectativa é que sejam lançados cinco híbridos de milho e três cultivares de soja em 2021, cobrindo as principais regiões brasileiras. Em 2020, a marca obteve o maior ganho de market share em milho safrinha e desenvolveu um aplicativo gratuito para toda a cadeia
A marca NK de sementes de soja e milho da Syngenta completa, neste mês, um ano desde o seu relançamento no mercado brasileiro. A decisão para sua retomada veio após uma pesquisa realizada junto a cerca de 400 agricultores de todo o país, que mostrou um alto percentual de lembrança da marca e intenção de compra com o relançamento, mesmo após 10 anos fora do mercado, porque sempre esteve atrelada à inovação, alto desempenho e sustentabilidade no campo.
O relançamento integra o investimento de mais de US$ 80 milhões nos negócios de sementes da Syngenta Brasil, que serão aportados até o fim de 2021. Entre outros projetos, os recursos serão utilizados para aperfeiçoar e expandir a rede de produção e suprimentos, assim como para garantir aporte constante em pesquisa e desenvolvimento. A retomada da marca NK também se conecta à estratégia da Syngenta de se tornar a melhor empresa de sementes da América Latina até 2028.
“Em 2021, a marca NK lançará cinco híbridos de milho, cobrindo todo território brasileiro, para os mercados de grão e silagem, tanto no verão quanto na safrinha. Para soja, serão lançados três cultivares em 2021, sendo duas delas específicas para o Mato Grosso, e uma para atender toda a região MATOPIBA”, explica Tatiana Cunha, Gerente de branding da marca NK.
Resultados e projetos 2020 – Poucos meses após o relançamento da marca vieram os resultados positivos. Segundo a Análise BIP (Business Intelligence Panel) da Spark, a NK apresentou o maior ganho de market share em milho safrinha, se destacando entre as três mais vendidas no Brasil. A marca também contratou um time exclusivo com cerca de 140 profissionais especializados em sementes, que mantém relacionamento constante e qualitativo com produtores e parceiros das principais regiões brasileiras.
Além disso, seguindo a premissa de entregar rentabilidade com genética e tecnologia aos produtores brasileiros, a marca NK desenvolveu, em setembro de 2020, um aplicativo gratuito, que contempla toda a cadeia de sementes, incluindo agricultores e canais de distribuição. Seu objetivo é indicar ao produtor a melhor variedade de soja ou híbrido de milho de acordo com sua necessidade, de forma ágil e simples.
A partir da seleção das características de campo do usuário, como região, data estimada de plantio e potencial produtivo da área, o aplicativo recomenda as sementes mais adaptadas para cada situação, trazendo o correto posicionamento e demais informações técnicas. A ferramenta também dispõe de funcionalidades para a comunicação direta com o produtor, com links para conteúdos e vídeos explicativos.
Agricultura sustentável – O relançamento da marca NK, bem como a oferta de novas ferramentas digitais, estão alinhados ao Plano de Agricultura Sustentável da Syngenta, cujo foco, entre outros compromissos, é auxiliar os produtores a enfrentar os desafios das mudanças climáticas. Por meio deste Plano, a Syngenta também se compromete a investir US$ 2 bilhões em agricultura sustentável até 2025, além de lançar duas tecnologias disruptivas a cada ano.
“Um grande exemplo de aplicação prática do Plano de Agricultura Sustentável é o nosso programa de aprimoramento genético para as sementes NK, que tem por objetivo entregar cada vez mais opções que contribuam para a sustentabilidade econômica e ambiental da produção. O investimento em pesquisa e inovação representa o compromisso constante da Syngenta de estar ao lado do agricultor nas distintas fases da rotina agrícola”, destaca Tatiana Cunha.
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