Profissionais que atuam nos setores que mais sentiram os efeitos da pandemia, como de alimentação e agricultura familiar, podem participar de várias ações voltadas à recuperação da produtividade e à competitividade nos negócios

A Yara, líder mundial em nutrição de plantas, se uniu ao Sebrae em uma parceria inédita que proporcionará aos pequenos empreendedores condições para que possam melhorar a produtividade e a competitividade dos seus negócios afetados por esta pandemia. A iniciativa tem o objetivo de atuar fortemente no apoio à retomada das atividades dos setores que sentiram bastante os impactos da COVID-19, como beleza, artesanato, logística, alimentação e agricultura familiar, e que estão especialmente localizados nas regiões onde a empresa está presente. Além de assessorias específicas para os empreendedores dos municípios com unidades da Yara, o conteúdo online pode ser acessado por todos e terá informações sobre temas como finanças, empreendedorismo feminino, marketing digital, avaliação da gestão da produtividade rural, entre outros.

A finalidade é estimular os empreendedores a entrarem pra valer no mercado digital, para que consigam superar os desafios e se preparar da melhor forma possível para a retomada econômica neste novo cenário a partir do coronavírus (COVID-19). Empreendedores dos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Mato Grosso, Goiás, Bahia, Maranhão e Alagoas receberão ações locais exclusivas, e todo o Brasil já pode acessar o site para mais informações: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/parceriayara

Para Mônica Bacchiega, coordenadora de Sustentabilidade da Yara, a parceria com o Sebrae está bastante alinhada com o próprio negócio da empresa, de levar conhecimento e engajar a cadeia, dois fatores tão importantes e com um grande potencial de gerar resultados duradouros. “A importância de uma sociedade colaborativa é um tema central na Yara e quanto mais conhecimento e preparo estiver ao alcance das pessoas neste momento tão difícil pelo qual estamos passando, melhor será para construirmos uma realidade mais positiva para todos”, afirma.

“A cadeia produtiva do agro brasileiro, quando falamos em pequenas propriedades/negócios, é composta em parte por áreas subutilizadas, geralmente com baixo investimento em produtividade dos solos, possuindo muito espaço para tecnificação e aperfeiçoamento da produção e a comercialização. Este projeto é uma oportunidade para que o esforço do Sebrae em apoiar os pequenos negócios no Brasil seja ampliado e potencializado, atingindo ainda mais empreendedores que necessitam de informação e ferramentas para tomadas de decisão e melhor gestão de seu negócio”, explica Ludovico Da Riva, analista de competitividade do Sebrae.

Também estão previstas lives temáticas e consultorias online e presenciais aos participantes durante a parceria, conforme a área de atuação escolhida.

Agenda: PRÓXIMA LIVE – AGRO – 20/10/20 – 19h

Tema: Oportunidades digitais para os pequenos negócios rurais

Em todos os canais sociais do Sebrae: http://www.instagram.com/sebrae | http://www.facebook.com/sebraehttp://www.youtube.com/sebrae | http://www.linkedin.com/company/sebrae


A Yara, líder mundial em nutrição de plantas, cultiva conhecimento para alimentar o mundo e proteger o planeta de forma responsável. Para concretizar esses compromissos, desenvolve ferramentas agrícolas digitais destinadas à agricultura de precisão e trabalha em estreita colaboração com seus parceiros em toda a cadeia de valor de alimentos. Fundada na Noruega, em 1905, para resolver a emergente crise de fome na Europa, está presente no mundo todo, com mais de 17 mil colaboradores e operações em mais de 60 países, com um objetivo comum: ser a empresa de nutrição de plantas do futuro. Em 2020, a companhia passou a adotar uma nova estrutura global organizacional, com operações direcionadas para suas unidades regionais (Américas, Europa, Ásia/África), uma unidade de Plantas Globais/Excelência Operacional, e uma nova função de Farming Solutions, refletindo maior foco no cliente.

No Brasil, a Yara está presente em todos os principais polos agrícolas – são 5 unidades de produção de fertilizantes e misturadoras em mais de 20 cidades, além de 2 escritórios corporativos. Com 6,2 mil colaboradores, a empresa busca desenvolver soluções nutricionais sustentáveis para todos os perfis de produtores e culturas, colaborando com o crescimento da agricultura e o protagonismo do país no desafio de alimentar uma população mundial crescente. Desde que se instalou no Brasil, na década de 70, a Yara vem trabalhando para fomentar a produção nacional de fertilizantes, reduzindo a dependência de importação de matéria-prima e, consequentemente, o custo final dos insumos ao produtor. A companhia também fornece soluções industriais para a redução de poluentes, melhorando a qualidade do ar das cidades.

Promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador no país. Estes três pilares definem a atuação do Sebrae, uma das mais reconhecidas marcas no setor produtivo brasileiro. Com quase meio século de história, a entidade acumula milhares de projetos e parcerias em prol de micro e pequenas empresas, além de milhões de atendimentos e capacitações por ano, de forma gratuita.

Instituída em 1972, o Sebrae apoia o desenvolvimento de novos negócios, promovendo a melhoria das políticas públicas em favor do empreendedorismo e com forte atuação pela ampliação da competitividade entre as micro e pequenas empresas, que representam 99% dos empreendimentos do país e respondem por quase 30% do PIB e 54% dos empregos formais. Com ampla capilaridade em todas as unidades da federação, em mais de 1.900 pontos de atendimento, a entidade contribui para a modernização constante dos pequenos negócios e para inclusão social, por meio da geração de emprego e renda.


Grupo CDI – Comunicação e Marketing
(11) 3817-7910 | cdicom.com.br