Pela primeira vez como evento remoto, o Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso revelou os ganhadores da 29ª edição. Os três vencedores nacionais, todos de Minas Gerais, receberão R$ 10 mil reais, um diploma e uma viagem para a Itália em 2021 cada um.
É na premiação internacional que a ordem de colocação dos três melhores do Brasil é conhecida. Neste ano, por conta da pandemia, o Prêmio Internacional Ernesto Illy também será um evento remoto, com transmissão online, programado para novembro. Portanto, os campeões do 29º Prêmio Ernesto Illy terão suas colocações conhecidas no Prêmio Internacional deste ano e desfrutarão da viagem internacional no ano que vem.
Em ordem alfabética, os grandes vencedores são:
-
- Fazenda Sequoia Minas, de Angelândia, na Chapada de Minas
- Haroldo Barcelos Veloso, de Carmo do Paranaíba, no Cerrado Mineiro
- Raimundo Dimas Santana Filho, de Araponga, nas Matas de Minas
Completam a lista de ganhadores nacionais: Adenísio de Araujo, de Juruaia, no Sul de Minas (4º lugar); Leandro Sousa de Sá, de Cabo Verde, também no Sul de Minas (5º lugar), e Primavera Agronegócios, de Angelândia, na Chapada de Minas (6º lugar). Além deles, os demais 40 finalistas nacionais receberão diplomas e prêmios em dinheiro, assim como todos os campeões e vice-campeões das categorias regionais (veja lista abaixo).
Também foram conhecidos os três classificadores contemplados com o Prêmio Classificador do Ano, com diplomas e valores em dinheiro, e o produtor eleito pelo júri do Clube illy do Café como Fornecedor Sustentável do Ano: Marcos Cezar Miaki, que tem sua propriedade em Patrocínio (MG). Ele ganha uma viagem à Itália, com direito a acompanhante, para conhecer a cidade de Trieste e visitar a fábrica da illycaffè, no segundo semestre de 2021.
Os finalistas nacionais, bem como os campeões nacionais e regionais, foram selecionados pela Comissão Julgadora do Prêmio, composta por especialistas nacionais e internacionais da illycaffè. Entregue anualmente desde 1991, o Prêmio Ernesto Illy é a mais relevante iniciativa de valorização da cafeicultura brasileira. Instituído pela illycaffè como ação fundamental dentro do plano de desenvolvimento da qualidade e sustentabilidade do café no país, o concurso já reconheceu mais de 1.500 cafeicultores ao longo dos anos.
Confira todos os premiados desta edição:
- Categoria nacional
- Vencedores – Fazenda Sequoia Minas (Chapada de Minas) | Haroldo Barcelos Veloso (Cerrado Mineiro) | Raimundo Dimas Santana Filho (Matas de Minas)
- 4º lugar – Adenísio de Araujo (Sul de Minas)
- 5º lugar – Leandro Sousa de Sá (Sul de Minas)
- 6º lugar – Primavera Agronegócios (Chapada de Minas)
- Categoria regional
- Centro-Oeste – 1º lugar – Gelci Zancanaro (Goiás) | 2º lugar – Cristiane Zancanaro (Goiás)
- Cerrado Mineiro – 1º lugar – Haroldo Barcelos Veloso (Carmo do Paranaíba) | 2º lugar – Pedro Paulo Donizetti da Fonseca (Lagoa Formosa)
- Chapada de Minas – 1º lugar – Fazenda Sequoia Minas (Angelândia) | 2º lugar – Primavera Agronegócios (Angelândia)
- Matas de Minas – 1º lugar – Raimundo Dimas Santana (Araponga) | 2º lugar – Carlos Alberto Ribeiro de Andrade (Mariana)
- Norte e Nordeste – 1º lugar – Glauber de Castro (Bahia)
- São Paulo – 1º lugar – Maria Lucia Andrade Taramelli (São Sebastião da Grama) | 2º lugar – Gabriel Afonso Alves de Oliveira (Cristais Paulista)
- Sul de Minas – 1º lugar – Adenísio de Araújo (Juruaia) | 2º lugar – Leandro Sousa de Sá (Cabo Verde)
- Fornecedor Sustentável do Ano – Marcos Cezar Miaki (Cerrado Mineiro)
- Prêmio Classificador do Ano – 1º lugar – Edenilson de Oliveira Cabral (Matas de Minas) | 2º lugar – Paulo Henrique Silva Andrade (Cerrado Mineiro) | 3º lugar – João Bernardo de Medeiros Neto (Sul de Minas)
–
ADS Comunicação Corporativa
(11) 5090-3002 | (11) 5090-3004 | adsbrasil.com.br