Em sua sétima edição, o grupo reuniu cerca de 300 mil informações, que foram debatidas em dois encontros
Nos dias 21 e 22 de setembro, a Zoetis promoveu um encontro on-line para reunir técnicos, especialistas e pesquisadores, com o objetivo de divulgar os últimos dados do GERAR Leite. Foram cerca de 300 mil dados coletados em 2019 de IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo) e TETF (Transferência de Embriões em Tempo Fixo), em mais de 550 fazendas de todo o Brasil.
“Temos 150 técnicos no Grupo nas principais bacias leiteiras do País, em Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo. O avanço gradual no número de informações tem contribuído para a qualidade das discussões e o desenvolvimento de novos estudos do setor”, avalia Izaias Claro Jr., Gerente de Serviços Técnicos de Reprodução de Bovinos da Zoetis e também coordenador do Programa. “Em seu sétimo ano, o GERAR Leite tem sido uma iniciativa de grande relevância para análise de dados, relacionamento e também apoio na tomada de decisões”, explica o executivo.
Além da discussão dos dados coletados, as reuniões servem para que técnicos e pesquisadores identifiquem oportunidades para os produtores, recomendem caminhos e/ou melhorias nas fazendas e discutam fatores relacionados à saúde das vacas e seus respectivos impactos no sistema produtivo.
Na edição deste ano foram discutidos temas relacionados à genética, ao mercado de leite e suas tendências, assim como eficiência reprodutiva, tratamento de retenção de placenta, a queda de cálcio provocada pela metrite e aspectos que influenciam a qualidade do leite.
O médico-veterinário José Luiz Moraes Vasconcelos, professor da UNESP/Botucatu (SP), que conduziu análises e apresentou dados técnicos do GERAR Leite, reforçou a importância da prevenção nos rebanhos para a geração de um bom resultado: “É essencial nos dedicarmos às visitas nas fazendas e usarmos todas as ferramentas disponíveis para prevenir e tratar qualquer problema que possa surgir. Esse olhar mais amplo dos técnicos, especialistas e pesquisadores é o que vai garantir resultados positivos”.
As ferramentas para medir dados de saúde e reprodução do rebanho também foram abordadas pelo Gerente de Produto de Bovinos de Leite da Zoetis, Cleocy Fam Jr. “A detecção precoce de problemas e doenças dos animais também é uma importante parte do processo. Saber como está a saúde de cada vaca para que o animal expresse o máximo de seu potencial genético é um passo que faz toda a diferença na qualidade do leite ”, disse.
Participaram também do evento os professores Fabio Lima, da University of California Davis, e Rodrigo Bicalho, da Cornell University, Ithaca, NY – que trouxeram para o debate pesquisas e dados extraídos de fazendas leiteiras nos Estados unidos –, além de Rafael Moreira, Gerente de Produtos da Linha Reprodutiva da Zoetis, que fez a abertura e intermediou as perguntas dos participantes.
GERAR Leite – Criado pela Zoetis em 2014, é um programa de relacionamento contínuo que promove reuniões para discutir dados reprodutivos de rebanhos leiteiros. Desde o início, tem se apresentado como uma importante possibilidade de integração e troca de conhecimentos entre os técnicos integrantes do grupo e formadores de opinião deste setor.
–
Little George
+55 11 5090 8926 | www.littlegeorge.com.br