Entenda por que esse alimento puxou a alta de preços de alimentos nos últimos meses e quais os benefícios de seu consumo
Um dos grandes impactos da pandemia recai diretamente sobre o desempenho econômico das nações e, consequentemente, sobre a renda das famílias e seu poder aquisitivo.
Com as pessoas em casa, sendo obrigadas a não só enxugar o orçamento como também a prepararem suas refeições, um produto despontou desde o início desta crise como protagonista da subida dos preços dos alimentos – o ovo.
Usado para substituir as carnes, o principal fator de alta no preço desse produto, além do crescimento da procura, foi o custo de produção em um contexto de elevados preços do milho e da soja no Brasil, de acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Ainda segundo a mesma instituição, os brasileiros deverão consumir, em média, 250 ovos por pessoa em 2020.
Essa expectativa, recorde, corresponde a um aumento de 8,5%, em comparação ao ano passado, acima da média global de 235 ovos. “Importante pontuar que, apesar dessa alta de preço, o ovo é um alimento altamente democrático, acessível a qualquer classe social”, diz o médico-veterinário Eduardo Muniz, Gerente Técnico de Aves da Zoetis.
No último ano, o País produziu 49.055.709.215 unidades de ovos. Desse montante, 99,59% foram destinados ao mercado interno e apenas 0,41% às exportações. “O que esses dados nos mostram é que, praticamente, tudo o que produzimos é consumido aqui mesmo. Mas assim como aconteceu com as carnes – bovina, suína e de frango – que conquistaram importante espaço no mercado mundial, temos uma grande oportunidade de crescimento também nesse setor”, anseia Lucas Yamin, Consultor de Vendas da Zoetis.
Por que comer ovo? – Durante mais de 20 anos, o ovo foi considerado um vilão da alimentação por ter seu consumo associado ao aumento dos níveis de colesterol no sangue e ao risco de doenças cardiovasculares.
Entenda por que esse alimento puxou a alta de preços de alimentos nos últimos meses e quais os benefícios de seu consumo, no entanto, mostraram que o ovo é um alimento de alto valor biológico, com vários nutrientes importantes para a saúde humana, entre eles, proteína, vitaminas e minerais.
“Além de todos esses benefícios, é gostoso e muito versátil, podendo ser consumido frito, cozido e utilizado como ingrediente em diversas receitas doces e salgadas”, completa Yamin.
Para mais informações sobre o universo da avicultura, ACESSE AQUI!
–
Interfuse Communications
(11) 5090-8943 | interfuse.com.br