Mais de 80 produtores de coco fazem parte desta e de outras iniciativas da companhia em prol do desenvolvimento desta cultura, que preza pela sustentabilidade

Como uma das maiores empresas de alimentos e bebidas do mundo, a PepsiCo está ajudando a construir um sistema alimentar mais sustentável. Desde 2009 o Programa Agro Coco tem estabelecido parcerias com mais de 80 produtores locais da fruta nos estados de Pernambuco, Bahia e Ceará, responsáveis por fornecer coco verde, matéria-prima de origem 100% natural, para a sua marca KERO COCO®, pioneira em colocar água de coco em caixinha!

Ao todo, cerca de 4 mil pessoas são beneficiadas, entre produtores, trabalhadores das fazendas e suas famílias, direta e indiretamente, pelo Programa, que tem como objetivo compartilhar as melhores práticas técnicas e sustentáveis, promovendo resultados sociais, ambientais e econômicos alinhados com a premissa de “Vencer com Propósito” da companhia.

“Nesses 11 anos de Programa Agro Coco, temos contribuído para o aprimoramento da cadeia de produção do insumo no país, fornecendo subsídios para que os nossos produtores possam desenvolver os seus negócios de forma sustentável e assertiva, com um aumento significativo em produtividade e retorno financeiro”, afirma Marcelo Zanetti, Diretor de Agronegócio da PepsiCo Brasil. “Temos uma relação muito próxima com cada um deles, o que ajuda a tornar essa parceria ainda mais forte, o que nos tem permitido colher ótimos frutos. Neste Dia do Agricultor (28/7), o meu muito obrigado a todos e todas”, completa o executivo.

O Programa disponibiliza assistência técnica e transferência de tecnologia aos seus membros, orientação sobre práticas sustentáveis, oferecimento de recursos, treinamentos e suporte técnico para atender aos padrões sociais, econômicos e ambientais de sustentabilidade que a companhia segue no país. Os produtores participantes assinam contratos formais com a PepsiCo, com volume e quantidades de preço preestabelecidos, garantindo as vendas ao longo do ano, o que acaba por auxiliá-los a superar a sazonalidade de preço e demanda do produto.

“Graças à PepsiCo e à nossa parceria, temos crescido e evoluído a cada dia”, diz Elaine Cristiane de Carvalho, da Fazenda Santo Antônio (PE), membro do Programa Agro Coco. Vinícios José Almeida Soares, da Fazenda Rodelas Agrícolas (BA), comenta sobre a importância dos treinamentos técnicos proporcionados, “a assistência técnica tem me ajudado muito a reduzir custos, com a utilização dos produtos corretos”. Já Weydson Viana de Carvalho, da Fazenda Formigueiro (PE), fala sobre a garantia de comercialização de sua produção à PepsiCo, “o tamanho da minha fazenda hoje é de 60 hectares de coco e é uma enorme responsabilidade e alegria seguir com essa parceria, fornecendo matéria-prima para a PepsiCo”.

Atualmente, 65% do coco utilizado pela PepsiCo na produção de KERO COCO®, no Brasil, é certificado como de origem sustentável, por meio da adesão de seus produtores ao Programa de Agricultura Sustentável da companhia (Sustainable Farming Program, ou SFP, em inglês), com o cumprimento de uma série de critérios necessários para obter a certificação. Até o fim de 2020, a meta da companhia é atingir 70% de seu volume, avançando em direção ao objetivo final de alcançar 100% até 2025.

 

Alta tecnologia aliada à produção do coco – Os fornecedores de coco comparecem anualmente a eventos na Demo Farm, fazenda de demonstração da PepsiCo no Brasil, com o objetivo de obter conhecimentos sobre novas formas de colheita, tecnologia e segurança – além de terem a oportunidade de conhecer e desenvolver em conjunto novas soluções para a cultura.

Com duas unidades em Petrolina, sendo a matriz com 330 hectares e a filial com 140 hectares, as Demo Farms da PepsiCo também promovem o Dia de Campo, que ajuda seus parceiros na implementação de boas práticas para o aumento da produtividade e melhoria da qualidade de matéria-prima para pequenos, médios e grandes produtores.

A iniciativa ainda concede anualmente o título de “Produtor do Ano” para um de seus parceiros, como reconhecimento de suas práticas e avanços no período.

As fazendas da PepsiCo em Petrolina ainda desenvolvem o Programa Semear, uma iniciativa que beneficia os trabalhadores do local. O objetivo é incentivar que os funcionários voltem a estudar, com custeio de educação, transporte, alimentação e material escolar.

Os produtos da PepsiCo são apreciados mais de um bilhão de vezes por dia por consumidores em mais de 200 países e territórios em todo o mundo. A PepsiCo gerou mais de US﹩ 64 bilhões em receita líquida em 2018, impulsionada por um portfólio variado de alimentos e bebidas incluindo 22 marcas que geram mais de US﹩ 1 bilhão cada em vendas anuais estimadas.No Brasil desde 1953, a PepsiCo atua com marcas reconhecidas como QUAKER®, TODDY®, TODDYNHO®, ELMA CHIPS®, RUFFLES®, DORITOS®, CHEETOS®, FANDANGOS®, EQLIBRI™, GATORADE® e KERO COCO® entre outras. A PepsiCo é guiada pela visão de Ser a Líder Global em Alimentos e Bebidas Convenientes, ao Vencer com Propósito. “Vencer com Propósito” reflete nossa motivação de ganhar sustentavelmente no mercado e incorporar propósito em todos os aspectos do negócio.


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