De acordo com o Código Mundial Anti-Doping (WADA – World Anti-Doping Agency), o programa anti-doping visa preservar os valores intrínsecos característicos do esporte, como ética, “fair play”, honestidade, saúde, excelência no rendimento, caráter e educação, entre outros. A Vetoquinol Saúde Animal recomenda atenção dos criadores a métodos e produtos ilegais. E destaca que há no mercado soluções doping free, que contribuem para o bom desempenho dos animais e não infringem a legislação.
“Além de serem prejudiciais aos animais, as soluções dopantes mascaram o potencial atlético do cavalo, seja na forma física, claudicação ou doenças. Ou seja, o animal é submetido a um esforço muito grande e o efeito do agente ilícito mascara os sintomas do problema. Isso significa que ele pode vir a sofrer graves lesões e/ou outro problema mais sério, que o impossibilite de praticar atividades esportivas, comprometendo sua qualidade de vida”, alerta Antonio Coutinho, gerente de produtos para equinos da Vetoquinol Saúde Animal, proprietária de Equistro®, linha doping free e líder mundial em suplementação nutricional para equinos.
Do mesmo modo que com atletas humanos, as amostras de urina dos equinos são colhidas antes ou após as competições e enviadas a laboratórios autorizados para análise. Na ausência de amostra de urina voluntária, também é possível retirar amostra de sangue do animal. Antonio Coutinho informa que o doping envolve várias penalidades. A Associação Brasileira da raça Quarto de Milha, por exemplo, penaliza o animal dopado com a perda de todas as classificações e premiações recebidas no evento, inclusive troféus e fivelas. As penalidades variam de acordo com o grupo de substâncias dopantes, sendo aplicada multa e suspensão do cavalo, competidor e/ou treinador por 30 a 180 dias.
“Vários fatores contribuem para um animal ser campeão. Além do desempenho superior, ele precisa ser saudável, ter ótima qualidade de vida. Primeiramente, é essencial a boa alimentação, com ração de qualidade adequada à sua atividade e peso, capim ou feno de ótima qualidade e à vontade, água também de ótima qualidade, suplemento Equistro® adequado à atividade e na quantidade indicada de acordo com sua idade e peso. Além disso, atividade esportiva com acompanhamento de um profissional, exames regulares e um médico veterinário para acompanhá-lo em todas as fases de sua vida”, recomenta o gerente de produtos para equinos da Vetoquinol.
A linha Equistro®, da Vetoquinol, é doping free, reconhecida e aprovada pela Federação Equestre Internacional (FEI), além de ser patrocinadora da seleção olímpica francesa de equitação desde 2014. O Programa Equistro Clean Sport é extensão natural da garantia de boas práticas da Vetoquinol para sua linha de suplementos para animais de esporte e trabalho. Equistro® também conta com a tecnologia exclusiva Ipaligo®: os microminerais IPALIGO® têm formulação única de aminoácidos associados, desenvolvidos pela Vetoquinol, com a característica específica de ser melhor aproveitado pelo animal, em comparação a um mineral na forma inorgânica. Isso significa resultados mais rápidos, melhor performance e saúde animal.
“Toda a linha Equistro® conta, em sua embalagem, com informações sobre procedência e segurança na administração dos produtos, deixando claro se é um produto doping free ou não. Com o selo em destaque, o criador, treinador ou técnico podem ficar tranquilos com os suplementos que estão oferecendo ao seu campeão”, ressalta Antonio Coutinho.
–
Sta Press | Grupo Texto
11 3039-4100 | stapress.com.br