Atuando em diversas frentes, programa contribui com o aperfeiçoamento de fornecedores de cana-de-açúcar, auxilia no acesso ao crédito e estimula eficiência e qualidade no setor
Em um país como o Brasil onde o agronegócio é uma forte engrenagem para a sua economia, se faz cada vez mais necessário aperfeiçoar técnicas, ampliar investimentos, garantir acesso ao crédito, uma vez que a preocupação com as boas práticas aplicadas no campo, ganham força a fim de garantir uma maior sustentabilidade dos negócios. E, com o objetivo de gerar cada vez mais valor para cadeia produtiva de cana-de-açúcar, o Programa Cultivar visa oferecer as melhores soluções para seus parceiros produtores em toda sua jornada de negócios.
Criado há cinco anos, o Cultivar, programa desenvolvido pela Raízen – empresa integrada de energia, referência em biocombustível e uma das maiores produtoras de cana-de-açúcar do país, reúne um grupo de cerca de 320 fornecedores, o que representa cerca de 80% do volume de cana adquirida pela companhia e configura inúmeros benefícios a esses fornecedores, por meio de produtos e serviços focados em quatro frentes principais: aumento de produtividade, benefícios financeiros, eficiência e gestão e relacionamentos sustentáveis.
“Fazer parte do Cultivar permite uma grande troca de experiências, acesso a tecnologias e condições comerciais através de um conceito de integração de esforços, onde a Raízen, fornecedores de cana e empresas parceiras do programa se juntam para buscar o melhor em termos de produtividade e rentabilidade para as lavouras de cana-de-açúcar”, explica Ricardo Berni, diretor de Negócios Agrícolas da Raízen . “O capital intelectual desse grupo é muito poderoso e se amplifica nas interações frequentes, na pesquisa de produtos e tecnologias, testes e homologações do que melhor funciona nos diferentes ambientes produtivos e parceiros do agronegócio, que se esmeram em oferecer novidades em primeira mão para os produtores agrícolas da Raizen”, ressalta o executivo.
Dentre os direcionadores estratégicos do Cultivar está o apoio e o trabalho em garantir os melhores tratos e investimentos no canavial, braço que atua na multiplicação de benefícios financeiros, auxiliando o produtor na gestão e desenvolvimento do seu negócio. Para se ter uma ideia, desde que a ferramenta de crédito foi criada para aumentar os investimentos dos fornecedores de cana em suas operações, já foram movimentados mais de R$ 350 milhões em crédito rural.
Outro direcionador do Programa está em suportar e fomentar o aumento da produtividade, no qual é possível adquirir conhecimento e acesso às técnicas mais modernas de manejo para o controle de plantas daninhas, melhor nutrição da cana e utilização da terra. Tal frente impacta diretamente na qualidade da cana que será produzida, uma vez que, tendo a possibilidade de aprimorar técnicas de plantio e acompanhamento da safra, melhor será o produto final que será fornecido, atingindo, consequentemente, um valor de mercado superior.
Além desses direcionadores, os fornecedores de cana que fazem parte do Programa Cultivar também contam com o incentivo a gestão da operação e dos riscos, tendo acesso a fóruns estratégicos, capacitações e conteúdos educativos, além de terem contato com diversas empresas parceiras do Programa que contribuem diretamente para o fomento da cadeia e auxiliam na troca de conhecimento. E, com esse trabalho contínuo desenvolvido ao longo da safra, e em um momento adverso como este, provocado pela pandemia, está o desafio de manter o relacionamento próximo com esses produtores de cana, apesar do distanciamento social, por meio de um pilar de reconhecimento e recompensa.
Ao final de todo o ciclo da safra, o Programa Cultivar promove um evento que este ano chega à sua 5ª edição, promovendo a interação dos fornecedores participantes com parceiros do programa, lideranças da Raízen em um momento onde são apresentados também os resultados do Cultivar no período, novas tecnologias e soluções e as perspectivas para a próxima safra. Este ano, realizado em formato totalmente digital, o encontro reuniu os fornecedores de cana participantes do programa, além de parceiros de negócios, que puderam ver de uma forma diferente, como é possível transpor desafios do negócio com eficiência e qualidade.
“Ao longo desses cinco anos que atuamos com o Programa Cultivar, a Raízen já apoiou centenas de fornecedores de cana. Durante esse período, transformamos o programa em uma ferramenta fundamental de geração de valor para toda a cadeia, que impacta diretamente os negócios de quem fornece e também de quem adquire, pois, ao contribuir em todas as frentes na qual o programa atua, impactamos positivamente a eficiência e a sustentabilidade do agronegócio brasileiro”, pontua Berni.
–
Somos a Raízen – uma empresa integrada de energia referência em biocombustíveis. Atuamos em toda a cadeia produtiva da cana, até comercialização, logística e distribuição de combustíveis. Nossa energia é essencial para mobilizar pessoas e potencializar negócios, por isso, além de entregar a energia que o mercado precisa hoje, investimos em soluções que contribuam para a agenda global de transição energética de forma gradual e sustentável.
É por isso que somos líderes na produção de biocombustíveis e bioeletricidade a partir da cana, e seguimos investindo na ampliação do nosso portfólio em fontes renováveis, como o etanol de segunda geração (E2G), o biogás, a biomassa e a geração de energia solar.
Somos grandes – temos um time de 29 mil funcionários, operamos 26 unidades de produção de açúcar, etanol e bioenergia – e uma planta de etanol 2G – com capacidade instalada para moagem de 73 milhões de toneladas de cana, que produziram, na safra 19´20, cerca de 2,5 bilhões de litros de etanol e 3,8 milhões de toneladas de açúcar. Contamos com 860 mil hectares de áreas agrícolas cultivadas com tecnologia de ponta, com colheita 100% mecanizada. Temos capacidade instalada de cerca de 1GW para geração de energia e produzimos, na última safra, 2,1 TWh de energia elétrica a partir da biomassa da cana. No mercado livre de energia, em uma JV com a WX Energy, comercializamos cerca de 26,9 TWh de energia na safra 19´20, reforçando nossa atuação em trading no mercado livre de energia.
Com uma rede de revendedores de mais de 7.300 postos da marca Shell, no Brasil e na Argentina, temos presença e proximidade para entregar a energia que nossos clientes precisam. E por meio do Grupo NÓS (JV com a Femsa), atuamos no varejo com mais de 1.000 lojas de conveniência Shell Select nos postos, e com as lojas de proximidade OXXO, marca já consolidada na América Latina. Nos segmentos B2B e varejo, comercializamos, no ciclo 19´20, aproximadamente 27,1 bilhões de litros de combustíveis, operando em todas as regiões do Brasil por meio de 67 bases de abastecimento em aeroportos e 67 terminais de distribuição de combustíveis. Na Argentina, onde atuamos com a marca Shell desde 2018, comercializamos no último ciclo 6,1 bilhões de litros de combustíveis, contando uma rede de cerca de 730 postos Shell, uma refinaria, uma planta de lubrificantes, quatro terminais terrestres e duas bases de abastecimento em aeroportos.
Estamos entre as maiores empresas em faturamento no Brasil, com R$ 120,6 bilhões, na safra 19´20. Geramos emprego e renda, dinamizando a economia, e investimos em ações de responsabilidade social, apoiando diversos projetos e, por meio da Fundação Raízen, oferecemos a jovens uma formação complementar à educação regular, impulsionando pessoas em situação de vulnerabilidade social a se descobrirem profissionalmente e protagonizarem seus próprios caminhos. Também trabalhamos no desenvolvimento de cooperação com as comunidades vizinhas às nossas operações – por meio destes trabalhos, beneficiamos mais de 1.700 alunos e mais 3 milhões de pessoas na safra 19’20, oferecendo qualificação profissional, educação e consciência cidadã.
Loures Consultoria – Comunicação e Relações Corporativas
www.loures.com.br