Pesquisa aponta que 92% dos agricultores avaliaram bem as tecnologias criadas pelas startups participantes do Intensive Connection; segunda edição já tem selecionados
O programa de potencialização de startups apoiado pelo Sicredi, Intensive Connection, encerrou a primeira edição com resultados que prometem novos horizontes na adoção de tecnologias capazes de gerar transformações positivas no agronegócio. Algumas das soluções desenvolvidas pelos participantes já foram testadas por produtores rurais e tiveram avaliação positiva de 92% deles, segundo levantamento da instituição financeira cooperativa.
O Intensive Connection é idealizado pela AgTech Garage – um dos maiores hubs de inovação da América Latina para o agrobusiness – e conta com a participação do Sicredi, sendo uma maneira de a instituição se aproximar do universo de startups, possibilitando a geração de valor para os produtores rurais. Nesta primeira edição, contribuiu com as empresas Digifarmz, Elysios, por meio de mentorias, para que elas desenvolvessem soluções tecnológicas aplicáveis no campo. Entre elas, aplicativos e softwares que ajudam agricultores no combate a doenças da soja, na rastreabilidade e até na gestão financeira da produção. Mesmo não fazendo parte do programa, no período, o Sicredi também apoiou pilotos com a empresa Aegro, obtendo também resultados positivos junto ao público agro.
“Durante o Instensive Connection, além de apoiar as startups por meio de conhecimento técnico e estrutura, nosso papel é de fazer a conexão entre as empresas e nossa base de associados do meio rural, gerando uma relação de benefício mútuo. Ao mesmo tempo que as startups têm o benefício de escala para pilotar os produtos, nossos associados se beneficiam com o conhecimento de novas tecnologias que podem auxiliar nas suas atividades. Trata-se de uma maneira de ir além da oferta de soluções financeiras e buscar identificar o que pode ser relevante para esse público no futuro, em termos de inovações que proporcionem melhorias na gestão das safras, por exemplo”, explica Cesar Bochi, diretor executivo de Administração do Sicredi.
Segundo Bochi, a próxima etapa do trabalho será oferecer as soluções tecnológicas criadas na primeira edição do Intensive Connection na plataforma Sicredi Conecta, marketplace da instituição financeira cooperativa que permite negociações entre seus associados.
Segunda edição já tem selecionados – Após receber as inscrições de dezenas de startups de diversas regiões do país, o Sicredi anuncia as startups Atomic Agro e Leigado como as participantes da segunda edição do Instensive Connection.
A partir de 13 de maio elas receberão mentorias técnicas e de negócios oferecidas por executivos experientes vinculados ao Sicredi, empresas parceiras e especialistas do AgTech Garage, além da possibilidade de realizar pilotos com produtores associados ao Sicredi para validar suas soluções. As dinâmicas pretendem proporcionar aprendizados, vivências e relacionamentos para impulsionar a evolução dos participantes e seus negócios. Elas estão programadas para ocorrer na sede do hub de inovação, em Piracicaba (SP).
O Intensive Connection é equity free, ou seja, não prevê investimento financeiro inicial das startups e não requer que o empreendedor inscrito venda ações de seu negócio por um valor pré-determinado. Nada impede, contudo, que durante ou ao final do programa seja negociado um investimento diretamente entre as partes interessadas.
–
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 4,5 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.900 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros.
Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados – Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins – e no Distrito Federal, com mais de 1.900 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros.
CDN Comunicação
(11) 3643-2813 | cdn.com.br