Produtores agrícolas parceiros da PepsiCo no Brasil seguem 100% do Programa Global de Agricultura Sustentável da companhia e foram certificados por auditoria de terceira parte realizada pela Control Union por seguir rigorosos processos sustentáveis. Esses agricultores fazem parte da cadeia produtiva de marcas como LAYS® e RUFFLES® no país.

A PepsiCo, que tem forte atuação no segmento agrícola brasileiro há 66 anos, anuncia que atingiu a meta de ter todos os 40 agricultores que trabalham na produção de batatas de seu portfolio – tais como LAYS® e RUFFLES® – reconhecidos pelo seu Programa Global de Agricultura Sustentável (SFP, na sigla em inglês), com certificação da Control Union, auditoria internacional especializada em cadeia de produção sustentável.

Na prática, de acordo com Marcelo Zanetti, Diretor da divisão Agro da PepsiCo no Brasil, isso significa que os agricultores vêm obtendo sucesso ao cumprir com princípios sociais, ambientais e econômicos do programa global da empresa. “Estamos muito contentes em dizer que 100% dos produtores de batatas que trabalham com a PepsiCo no Brasil cumprem 150 requisitos do nosso Programa de Agricultura Sustentável, que segue rigorosos padrões internacionais sobre práticas sustentáveis no campo”. Entre os critérios avaliados estão o uso eficiente de água, manejo de solos, uso seguro de defensivos agrícolas, direitos humanos, segurança do trabalho, eficiência, entre outros.

De acordo com Alexandre Dzierwa, produtor parceiro de Curitiba, a parceria com a PepsiCo tem sido fundamental para o desenvolvimento do seu negócio. “Nossa parceria com a Pepsico está na terceira geração, plantamos batatas para a indústria desde 1992. Com o passar dos anos, aprimoramos a nossa produção com novas técnicas e máquinas. O SFP surge para trazer um novo olhar sobre o nosso trabalho, mostra a importância de produzir mais com menos investimento financeiro, recursos naturais e tempo. No campo, buscamos novas fórmulas de adubo com menor impacto no transporte e sustentabilidade através de irrigações mais precisas com uso de sensores no solo, além de buscas por defensivos que sejam biológicos”, comenta.

 

Sobre o Programa de Agricultura Sustentável (SFP) – A PepsiCo desenvolveu o SFP globalmente como forma de obter uma cadeia de fornecimento de matérias-primas mais resiliente, segura e eficiente. O programa já promoveu treinamentos de capacitação e consultorias a mais de 40.000 agricultores de 38 países, contribuindo para alcançarem maior produtividade e sustentabilidade em seus negócios.

No Brasil, a implementação do programa ocorreu de forma gradual com os 20 agricultores da cadeia de fornecimento de batata e todos passaram por diversas etapas de capacitação técnica sobre fertilizantes, sementes e inovações, entre outros temas, até estarem preparados para a auditoria final. São realizadas mais de126 visitas técnicas por ano aos campos de batata.
Além disso, a empresa firmou parceria com agricultores que possuem fazendas modelo, com o objetivo de promover a troca e ampliação de conhecimento, aproveitando as iniciativas feitas em algumas culturas.

 

Dados e curiosidades

  • A PepsiCo é uma das maiores compradoras de batata para uso industrial do Brasil.
  • Considerando somente a batata, possui 20 agricultores parceiros no Brasil.
  • Desde o processo da colheita até a batata virar um snack, o processo leva menos de 24 horas, o que garante produtos sempre fresquinhos.
  • Os produtores estão localizados em Minas Gerais, Paraná, São Paulo, Goiás, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
  • A PepsiCo foi pioneira a desenvolver um tipo único de batata. Dentro do programa, são cultivadas quatro variedades de batatas, sendo três patenteadas

 

Os produtos da PepsiCo são apreciados mais de um bilhão de vezes por dia por consumidores em mais de 200 países e territórios em todo o mundo. A PepsiCo gerou mais de US﹩ 64 bilhões em receita líquida em 2018, impulsionada por um portfólio variado de alimentos e bebidas incluindo 22 marcas que geram mais de US﹩ 1 bilhão cada em vendas anuais estimadas.

No Brasil desde 1953, a PepsiCo atua com marcas reconhecidas como QUAKER®, TODDY®, TODDYNHO®, ELMA CHIPS®, RUFFLES®, DORITOS®, CHEETOS®, FANDANGOS®, EQLIBRI™, GATORADE® e KERO COCO® entre outras. A PepsiCo é guiada pela visão de Ser a Líder Global em Alimentos e Bebidas Convenientes, ao Vencer com Propósito. “Vencer com Propósito” reflete nossa motivação de ganhar sustentavelmente no mercado e incorporar propósito em todos os aspectos do negócio.


Approach Comunicação
(11) 3846-5787| approach.com.br