Iniciativa aprovada via Edital teve início com estudantes de colégio em Porto Ferreira, no interior do Estado
A Fundação Cargill, por meio dos projetos apoiados via seu edital anual, está suportando o projeto 1000 Hortas – Educação Ambiental e Alimentação Saudável, iniciativa desenvolvida pela União dos Escoteiros do Brasil – Região de São Paulo, que realizou uma oficina no Colégio John Kennedy, em Porto Ferreira, no interior do Estado, no dia 2 de maio. Visando a conscientização de jovens e adultos sobre a produção dos alimentos, o preparo sem desperdícios e a alimentação balanceada e nutritiva, a ação terá como objetivo o cultivo de 1000 hortas em todo o estado de São Paulo até o término do projeto.
Com auxílio de escoteiros e participantes do Programa de Voluntariado da Cargill, as atividades foram realizadas com alunos em idades entre 6 e 15 anos. Por meio da coleta de alimentos orgânicos e da criação da horta, a ação possibilitou a apresentação de um estilo mais sustentável de vida e uma nova relação com os alimentos e o meio ambiente.
Para o presidente da Fundação Cargill, Yuri Feres, o que os estudantes aprendem na escola acabam transmitindo aos conhecidos e familiares, disseminando o conhecimento. Foi pensando nisso, que a Fundação Cargill decidiu apoiar a iniciativa da UEB, que realizará diversas atividades até atingir as 1000 hortas em todo o Estado de São Paulo. “Queremos propagar a ideia de uma relação mais saudável com a alimentação e o meio ambiente. Acreditamos que só conseguiremos isso por meio da mobilização real da sociedade em projetos efetivos de conscientização”, explica o executivo.
A Fundação Cargill em Porto Ferreira – Em Porto Ferreira, a Fundação Cargill beneficiou 861 pessoas por meio de oficinas aplicadas por 36 voluntários, que são funcionários da unidade Cargill na região. Por meio de jogos interativos, crianças e adultos são inseridos no conceito dos grupos alimentares, segundo as funções dos alimentos (energéticos, construtores e reguladores). O conceito incentiva, de forma simples, a escolha dos alimentos na hora da montagem do prato, para que as pessoas sejam capazes de consumir uma refeição saudável e equilibrada. Os familiares e cuidadores das crianças também aprendem sobre como ter acesso ao seu próprio alimento de uma maneira simples e de baixo custo por meio de uma horta doméstica e como preparar receitas nutritivas e ao mesmo tempo saborosas, aproveitando os alimentos de maneira integral e evitando o desperdício, a um custo acessível para a maioria das famílias.
Imprensa Cargill | 11 5099 3127