Biogénesis Bagó é destaque no mercado com a valorização e programas de desenvolvimento voltados ao público feminino
A presença da mulher no mercado de trabalho é cada dia mais essencial e no agronegócio não é diferente. O setor de saúde animal de ruminantes, por exemplo, tem se desenvolvido com uma importante participação do público feminino. Esse cenário é evidente no trabalho desenvolvido pela Biogénesis Bagó, uma das empresas de saúde animal líderes no mercado latinoamericano. O quadro de funcionários da empresa dobrou em 2018 e atualmente 30% é preenchido pelo público feminino.
A maior parte das mulheres da empresa atua a campo em fazendas e revendas do projeto Na Estrada, considerado o mais inovador no segmento de varejo veterinário do Brasil. Elas se destacam ao levar informação, atualização e capacitação a produtores, técnicos e balconistas de todo o país.
Médicas-veterinárias e zootecnistas representam a Biogénesis Bagó no campo, seja no contato direto com os produtores, quanto com parceiros comerciais em revendas agropecuárias. “A atuação da mulher a campo representa um diferencial no atendimento aos clientes, sempre com um perfil atencioso e repleto em detalhes e personalização”, reconhece o diretor-geral da Biogénesis Bagó no Brasil, Marcelo Bulman. Mas a atuação das mulheres também se estende à parte administrativa, mais precisamente no setor de suporte nos escritórios da empresa em Curitiba (PR) e em São Paulo.
Assim, a confiança e valorização da mulher no agronegócio permite que a Biogénesis Bagó cresça de forma significativa no mercado nacional. Tanto que a expectativa é figurar entre as 10 maiores do segmento até 2020.
“Nossa virada de página em 2018 teve como um de seus pilares principais a força e a visão da profissional mulher; engajada nos seus objetivos juntamente com os profissionais homens, desenvolvendo um trabalho que gerou muitos resultados positivos para a nossa empresa”, salienta Marcelo Bulman. “Esperamos que em 2019 essa mesma força e sintonia geradas, independente de gênero, façam com que todos nós, juntos, possamos atingir o topo do mercado veterinário brasileiro”, complementa.
A empresa tem desenvolvido ainda o trabalho de conscientização e propagação de campanhas relacionadas à valorização da mulher. Além do Outubro Rosa, neste dia 8 de março a Biogénesis Bagó inicia uma ação especial em celebração ao Dia da Mulher, em reconhecimento ao papel fundamental como impulsionadora da força do agro no Brasil.
Oportunidade e crescimento profissional no agronegócio – O reconhecimento da Biogénesis Bagó quanto à importância da mulher no agronegócio permitiu que novas oportunidades profissionais fossem criadas. A coordenadora de Território Pecuário, Cintia da Costa Lima, chegou à empresa em 2017 e não demorou muito para ter o seu trabalho valorizado. “Inicialmente fui contratada como promotora de vendas, mas quando completei um ano no cargo acabei sendo promovida para coordenadora. Agora atuo no campo, diretamente com o produtor. Tenho sentimento de gratidão pela empresa, tanto pelo reconhecimento do nosso trabalho quanto pela valorização e respeito com a mulher no campo”, ressalta.
Oportunidade concedida também para coordenadora contábil Kelly Martins, que há 14 anos atua na Biogénesis Bagó. Para ela, tem sido um período de grande aprendizado e de orgulho, principalmente por conta de a empresa oferecer oportunidade de crescimento profissional às mulheres. “Saber que a empresa valoriza o trabalho da mulher no campo é uma grande vitória e percebo que as mudanças estão acontecendo. A mulher está conseguindo superar o preconceito cultural no campo e na sociedade brasileira. No passado, tinham poucas mulheres trabalhando no setor, mas em 2018 empresas como a Biogénesis Bagó aumentaram significativamente o seu quadro de funcionárias. Espero ver muitas outras mulheres se destacando na organização como gestoras e líderes”, declara Kelly.
Mulheres com uma nova visão de crescimento do varejo veterinário – Com a busca da igualdade cada vez mais evidente no mercado, Cintia acredita no crescimento do agronegócio com a participação cada vez mais frequente e efetiva das mulheres. Para ela, o público feminino trouxe outra visão para a pecuária, auxiliando a impulsionar ainda mais os resultados.
“A mulher tem características de zelo, cuidado, facilidade em lidar com situações criticas que por vezes faltam ao homem no dia a dia. Por isso, cada vez mais nos deparamos com líderes femininas comandando fazendas e lidando com peões. A presença dela no curral hoje é muito vista e respeitada. Acredito que a garra que a mulher tem seja sua maior contribuição para tudo na vida!”, acredita Cintia.
Para Kelly, as conquistas da mulher no mercado de trabalho e especificamente no agronegócio estão relacionadas ao esforço e dedicação. “A mulher do século 21 conquistou o mercado de trabalho. Atualmente elas têm papel muito importante por lutar pelos seus direitos, atuando em cargos de liderança nas organizações”, analisa.
A Biogénesis Bagó é uma empresa líder nos principais mercados da América Latina, com projeção global, e comprometida com o desenvolvimento de soluções para a saúde e sustentabilidade da produção pecuária por meio da biotecnologia. Em 2014, 2016 e recentemente agora em 2018 foi nomeada pela revista inglesa Animal Pharm como a melhor empresa de saúde animal da América Latina e também em 2018 recebeu a certificação do Great Place To Work como excelente lugar para se trabalhar. A empresa desenvolve e comercializa produtos veterinários criados para garantir a saúde e melhorar a produtividade dos rebanhos bovinos de carne e leite. Conta com um portfólio de mais de 70 produtos e 650 registros em distintos países.
Attuale Comunicação
(11) 4022-6824 | attualecomunicacao.com.br