Profissionais e apreciadores do universo do vinho estão na contagem regressiva para a Wine South America 2018, que ocorre na Serra Gaúcha entre os dias 26 e 29 de setembro e promete uma safra de excelentes tintos, brancos, rosés e espumantes
De 26 a 29 de setembro, os profissionais e apreciadores do universo do vinho tem encontro marcado na Serra Gaúcha. Bento Gonçalves, capital brasileira do vinho, será sede da primeira edição da Wine South America 2018 – Feira Internacional do Vinho, que reunirá cerca de 250 marcas expositoras dos principais países produtores de vinhos, com o intuito de apresentar os lançamentos nacionais e internacionais em tintos, brancos, rosés e espumantes.
Idealizada para promover e ampliar a geração de negócios dos vinhos brasileiros perante o mercado global, a feira apresentará a excelência da produção nacional e a diversidade das suas regiões vinícolas através de exposição de rótulos da Serra Gaúcha – a principal região produtora brasileira -, e também de outras áreas do Rio Grande do Sul, como a Campanha e os Campos de Cima da Serra, além de Santa Catarina e de São Paulo.
Diversas ações estão sendo realizadas pela feira para promover o Brasil como nação produtora. Cerca de 120 compradores e importadores desembarcarão em Bento Gonçalves através do Projeto Comprador. Além desse, 20 jornalistas, visitarão a feira por meio do Projeto Imagem – ambos realizados em parceria com o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin). “Acredito que será uma feira importante para mostrar o potencial não só dos nossos produtos, mas também do nosso enoturismo”, avalia o presidente do Ibravin, Oscar Ló. “Estávamos carentes de uma feira deste tipo no Brasil”, observa o presidente da Associação Brasileira de Enologia (ABE), Edegar Scortegagna. “Será uma ótima oportunidade para ajudar a fomentar e divulgar o vinho e o consumo do mesmo no Brasil.
O encontro contará, também, com apresentação de rótulos internacionais, provenientes da Argentina, Chile, Uruguai, Austrália, Itália, Eslovênia, Áustria e Suíça e de produtores de café, cachaças e azeites que enriquecerá a experiência e os negócios do público participante. Além da exposição de produtos, a Wine South América terá uma robusta grade de conteúdos voltada à valorização da produção de vinhos e da formação profissional do setor, com degustações, premiações, treinamentos e palestras conduzidas por profissionais que são referência no mercado nacional e internacional. O grande destaque da programação fica por conta da participação do Master of Wine inglês Alistair Cooper, que conduzirá degustações exclusivas de espumantes brasileiros e ministrará a palestra degustação de Vinhos Sul-Americanos Elaborados a partir da Vitivinicultura Extrema. Alistair Cooper – MW é um dos poucos a ostentar o cobiçado título de ‘master of wine’, concedido pela tradicional escola britânica Wine & Spirit Education Trust. Desde a criação do curso, na década de 50, pouco mais de 300 pessoas conseguiram concluí-lo.
Voltada aos negócios, mas com muito a entreter os visitantes, a Wine South America oferecerá visitas guiadas às vinícolas da região, num tour devidamente informativo sobre os diferentes vinhos e espumantes brasileiros. “O setor vai capitalizar muito em cima de tudo isso”, projeta Ló. “Muito mais do que uma grande feira de vinhos, a Wine South America é um projeto elaborado sob medida para o setor. Estamos atraindo os olhares e os interesses do mercado mundial colocando o Brasil no mapa das principais feiras de vinho do mundo. Queremos explorar bem o enoturismo da região, transformando o evento em uma experiência única para os visitantes”, diz Alberto Piz, diretor da Milanez & Milaneze, empresa promotora da feira e subsidiária da italiana Veronafiere.
A Wine South America é o cenário ideal para que profissionais do setor, enófilos, enólogos, produtores e consumidores troquem experiências, conhecimento e façam negócios. O funcionamento da feira será das 12h às 21h. Informações sobre ingressos: winesa.com.br/site/2018/pt/ingressos.
Inscrições abertas – Quem anseia por conferir todos os detalhes do universo vinícola que será apresentado na primeira edição da Wine South America – Feira Internacional do Vinho já pode realizar sua inscrição antecipada e garantir presença no encontro. No site www.winesa.com.br profissionais do setor e consumidores podem efetuar o credenciamento antecipado (valores especiais e modalidades sob consulta).
O quê: Wine South America 2018 – Feira Internacional do Vinho.Quando: de 26 a 29 de setembro
Onde: Parque de Eventos de Bento Gonçalves (alameda Fenavinho, 481), Bento Gonçalves, RS
Inscrições: Valores para consulta no site www.winesa.com.br
Principal destino enoturístico do Brasil, a Serra gaúcha respira a cultura do vinho – por isso, não poderia haver melhor lugar do que Bento Gonçalves (Capital Brasileira da Uva e do Vinho) para a realização da Wine South America. Promovida pela Milanez & Milaneze, subsidiária da italiana Veronafiere, que promove a Vinitaly, a feira reunirá cerca de 250 marcas expositoras, entre elas as principais vitivinícolas brasileiras e prestadores de serviços para o segmento. No encontro, os participantes terão a oportunidade de promover o consumo e a comercialização dos produtos da indústria sul-americana de vinhos, especialmente brasileira, mirando na internacionalização do setor. Também haverá espaço para produtores de destilados, azeite e olivicultores. São aguardados cerca de 10 mil visitantes do Brasil e do exterior.
Exata Comunicação
(54) 3055.2225 | exatacomunica.com.br