Apresentação das fases da produção do leite conquista o carinho dos pequenos na Agroleite 2018
A Trilha do Leite é uma das novidades do Agroleite 2018, que vai até o dia 18 de agosto, em Castro (PR). A instalação, criada pela área de Negócios Leite da Castrolanda, busca elucidar todas as dúvidas do visitante sobre a cadeia produtiva do leite, desde o nascimento da bezerra até a chegada do produto no supermercado. Quem tem gostado muito da explanação são as crianças, que têm aprendido de forma lúdica informações que recebem na escola.
Uma das visitas foi realizada por alunos do 4º ano da Escola Municipal Professora Mariana Garcez Duarte. “A ideia era que os alunos conhecessem mais sobre o município e o que é produzido aqui”, conta a professora de Ciências, Sabrina Bochoski. “Quando tiramos eles da sala de aula, o conhecimento fica mais prático e palpável”, complementa a coordenadora pedagógica, Eva Kuk.
A intenção das professoras de proporcionar um conhecimento mais prático para seus alunos foi aprovado por eles. “Achei tudo interessante e bonito. Aprendi muito sobre a vaca, como ela se alimenta, e é cuidada, até o leite ser vendido pelo fabricante”, disse Thainá Padilha, de 9 anos, uma das espectadoras mais atentas à apresentação. “Cuidando bem da vaquinha, ela cresce forte e saudável”, observou a colega Amanda Rosa, também de 9 anos.
Vitor Eduardo Carneiro, de 9 anos, lembrou da importância da nutrição dos animais para a produção de um leite saudável. “É preciso fazer a mistura correta da ração para a vaca se alimentar bem”, disse ele, que achou curioso a forma como as vacas são pesadas. “Ah, eu não sabia que ela poderia ser pesada com uma fita métrica.” Durante a explanação, os técnicos demonstram que o animal pode ser pesado com o enlace de uma fica métrica em seu dorso.
Para quem ainda não assistiu à Trilha do Leite, ainda há tempo de participar: as apresentações ocorrem até sexta-feira (17), na Cidade do Leite, em horários variados (ver em Serviço) e com lotação máxima de 40 pessoas. Na sexta-feira, (17), todas as apresentações serão exclusivas ao público infantil. “Reservamos alguns momentos para as crianças com palestras mais direcionadas. Assim, é possível esclarecer as dúvidas de cada público específico, sem perder a dinâmica das apresentações”, explica Eduardo Marqueze Ribas, gerente de Negócios do Leite da Castrolanda.
Estrutura da Trilha do Leite – As instalação montada tem uma estrutura de 300m², conta com várias ilustrações de vaquinhas e informações curiosas sobre a produção e os cuidados com o animal. A apresentação é dividida em estações, com pequenas palestras com técnicos de áreas específicas e com a presença de bezerras.
Na primeira, é contada um pouco da história de Castro, reconhecida como a Capital Nacional do Leite, e da Castrolanda, desde a chegada dos primeiros imigrantes em 1951. A segunda estação é sobre a raça holandesa, e conta com a presença de uma bezerrinha e um técnico que explica o manejo do animal. A trilha segue com a estação onde tem uma novilha, que ilustra as informações sobre nutrição e criação até o 13° mês do animal. A última estação é sobre o manejo do animal adulto, inseminação e melhoramento genético.
Na sequência, os visitantes seguem para uma segunda tenda onde poderão observar uma vaca adulta, enquanto aprendem sobre o nascimento do bezerro e a alimentação da vaca leiteira. Em seguida, a trilha leva para o setor industrial, local em que os visitantes aprendem sobre como funciona uma fábrica de laticínios com todo o sistema de produção e logística, que culmina com a caixinha de leite sendo comercializada. Na saída, um dos momentos mais gostosos de ter trilhado este caminho: a degustação de um achocolatado e do Leite Naturalle – o produto que eles acabaram de acompanhar desde a origem.
As apresentações da “Trilha do Leite” estão previstas para os seguintes horários:
- Quinta-feira, 16/08 – 9h, 10h, 11h, 14h, 15h, 16h
- Sexta-feira, 17/08 – todas as sessões serão exclusivas para o público infantil: 9h, 10h, 11h, 14h, 15h, 16h.
O Agroleite 2018 acontece entre os dias 14 a 18 de agosto, sempre das 8h às 18h, na Cidade do Leite e Parque de Exposições Dario Macedo, localizado no KM 198 da PR 340 (Estrada de Castro), em Castro, no Paraná. A entrada é gratuita. Mais informações e inscrições no site www.agroleitecastrolanda.com.br.
O Agroleite é um dos principais e mais completos eventos do setor produtivo leiteiro. Acontece anualmente no mês de agosto, na cidade de Castro, recentemente declarada “Capital Nacional do Leite” por meio da Lei Federal nº 13.584.
O evento, realizado pela Cooperativa Castrolanda, estreita a relação da empresa com o produtor, oferecendo apoio técnico e soluções em diversas áreas, através de palestras e seminários, além de divulgar o lançamento de produtos, novas tecnologias e novos serviços.
O Agroleite 2018 tem o apoio institucional da Prefeitura de Castro, Fundação ABC e das Associações das Raças Holandesa e Jersey. É patrocinado na cota Diamante pela Nutron, Tetra Pak, Italac, MSD Saúde Animal e Caixa Econômica Federal. Já a cota Ouro recebe a chancela da DuPont Pioneer, Sicredi, Irrigabrasil, Select Sires, Phibro, Calpar e United Airlines, e na cota Prata conta com o patrocínio do BRDE, Elanco, Atlântica Sementes, Banco do Brasil, Copel Telecom, New Zealand Trade e Enterprise, Ceva, Allflex, Coonagro, PGG Wrightson Seeds, Vallée, Fertilizantes Castrolanda, Brandt e Cescage Genética.
EXPRESSA COMUNICAÇÃO
(41) 3029-4038 | www.expressacom.com.br