A adição das unidades da Algar Agro, em Uberlândia e Porto Franco, melhoram a posição da ADM no importante mercado brasileiro de farelo e óleo envasado.
A Archer Daniels Midland Company (NYSE: ADM) anunciou hoje que chegou a um acordo para comprar certos ativos da empresa Algar Agro, incluindo as instalações de processamento de oleaginosas em Uberlândia (MG) e Porto Franco (MA).
“A ADM já é a processadora mais diversificada de oleaginosas do mundo, e agora estamos novamente expandindo nossas competências para ajudar a atender à crescente demanda global”, declarou Greg Morris, vice-presidente sênior e presidente global de Oilseeds da ADM. “A aquisição das plantas de esmagamento e refinaria da Algar Agro, em Minas Gerais e no Maranhão, fortalece nossa posição em importantes regiões brasileiras, dando continuidade ao nosso crescimento estratégico global. Lançamos recentemente uma joint venture de oleaginosas com a Cargill, no Egito, e concluímos várias melhorias em nossas operações de processamento na Europa e na América do Norte. Com a adição dessas novas plantas no Brasil, estamos melhorando e fortalecendo ainda mais nossa rede global em um momento em que a perspectiva de curto e de longo prazo para a demanda global de farelo continua forte. Estamos animados com essa aquisição bolt-on, que adiciona aos nossos negócios previamente existentes e, com todas as ações que estamos realizando para cumprir nosso plano estratégico e aumentar o valor para nossos acionistas”.
Nos termos da negociação, a ADM se tornará proprietária das instalações integradas de esmagamento e refino/envase de óleo em Uberlândia e Porto Franco. A ADM também terá acesso a uma ampla rede de originação e silos de armazenamento nas regiões Sudeste e Nordeste e do Brasil.
“A demanda de farelo e óleo envasado nas regiões Nordeste e Sudeste do Brasil continua crescendo, e estamos animados em expandir nossas competências aqui”, declara Domingo Lastra, presidente da ADM para a América do Sul. “Estamos ansiosos por trabalhar com a grande equipe da Algar Agro, sem mencionar os clientes em ambas as regiões e, continuar fornecendo farelo e óleo da mais alta qualidade”.
“Este acordo representa um passo importante para a implementação do portfólio do Grupo Algar e da estratégia de alocação de capital”, disse Luiz Alexandre Garcia, CEO do Grupo Algar. “No setor do Agronegócio, estamos saindo do segmento de esmagamento e comercialização de soja, focando na produção de grãos (Algar Farming). Também estamos fortalecendo nossa posição nos setores de Tecnologia da Informação e Comunicação (Algar Telecom e Algar Tech), Turismo e Entretenimento (Rio Quente Resorts e Costa do Sauípe) e Energias Renováveis (Alsol). Acreditamos firmemente que a ADM foi o melhor parceiro para se envolver e executar esta transação, dado o relacionamento de longo prazo que temos com a ADM e suas capacidades e liderança distintas no setor do Agronegócio”.
As atuais operações de oleaginosas da ADM no Brasil incluem plantas de processamento de soja em Rondonópolis, Campo Grande, Ipameri, Joaçaba e Uberlândia; uma planta de girassol em Campo Novo dos Parecis; refinarias de biodiesel em Rondonópolis e Joaçaba; e uma rede de instalações de armazenamento com uma capacidade total de 2,2 milhões de toneladas métricas. A empresa produz e vende as marcas de óleo Concórdia®, Corcovado® e Vitaliv®.
O negócio, que requer aprovação de órgão regulatório brasileiro, deve ser concluído até o final do ano. Quando a transação for concluída, os aproximadamente 400 funcionários da Algar Agro serão transferidos para a ADM.
Declarações prospectivas – Algumas declarações acima constituem declarações prospectivas. Os registros da ADM perante o SEC apresentam informações detalhadas sobre tais declarações e riscos, e devem ser consultados juntamente com este comunicado. Na medida do permitido nos termos da legislação aplicável, a ADM não assume nenhuma obrigação de atualizar quaisquer declarações prospectivas.
GPCOM Comunicação Corporativa
(11) 3129-5158 | www.gpcom.com.br/