Projeto, que recebeu investimentos de US$ 250 milhões, permitirá à empresa produzir no Brasil proteínas de soja para a indústria alimentícia e de bebidas
A ADM do Brasil (Archer Daniels Midland) inaugura, nesta sexta-feira (08/06), sua fábrica de produção de proteínas da soja em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, no qual investiu aproximadamente US$ 250 milhões. Instalada em uma área de 25 mil metros quadrados, dentro do complexo de processamento de soja da ADM, a nova planta será a maior de proteínas de soja da América Latina, permitindo atender clientes de toda a região com um portfólio completo de soluções para a indústria alimentícia e de bebidas.
A ADM inicia a produção local já com contratos em andamento no mercado nacional, atendidos até agora por produtos importados dos Estados Unidos. A nova fábrica também produzirá ingredientes para exportação. A operação da fábrica integra a divisão ADM Nutrition, nova área de negócios da ADM que vem crescendo em todo o mundo, e cuja linha de proteínas de soja tem uma grande variedade de aplicações de alta qualidade, tornando alimentos e bebidas mais saudáveis e funcionais.
A linha de produtos da ADM Nutrition, que será produzida na nova fábrica, inclui proteínas funcionais concentradas, texturizadas e isoladas, produzidas a partir da proteína de soja. Esses insumos possuem grande versatilidade de uso e inúmeros benefícios, com características que influenciam favoravelmente a saúde. Considerados inovações de ponta da indústria de alimentos, os insumos permitem o desenvolvimento de linhas completas de produtos para atender a indústria de alimentos e de bebidas. Entre as tendências de aplicação da proteína de soja, destaca-se sua utilização em produtos para nutrição esportiva, controle de peso e em alimentos para idosos e crianças, além do suporte a uma dieta saudável e com menor quantidade de calorias vazias.
“Com o início da operação do novo complexo industrial, a ADM amplia a oferta de proteínas de soja tanto para o Brasil quanto para toda a América do Sul, atendendo os clientes de forma mais eficiente”, afirma Domingo Lastra, presidente da ADM América do Sul, ao destacar que a decisão de investir neste complexo está alinhada ao novo posicionamento da empresa, de fornecer também produtos de alto valor agregado. “Estamos cumprindo nosso plano estratégico de adicionar valor à atividade tradicional de comercialização de grãos. Desta forma, ampliamos nossa parceria com os clientes, atuando como braço de pesquisa e desenvolvimento de novos ingredientes naturais para a indústria de alimentos e propondo soluções tecnológicas”, destaca Lastra.
Segundo Roberto Ciciliano, presidente da ADM Nutrition na América Latina, a nova fábrica é não apenas a maior, mas também a mais moderna de proteínas concentradas de soja da América Latina e a que conta com o maior portfólio de produtos. No total, a ADM pode oferecer mais de 75 proteínas diferentes, com uma capacidade total de 50 mil toneladas/ano. “Passamos a ter mais flexibilidade para apoiar os clientes no desenvolvimento de produtos, em um segmento de elevado potencial de crescimento”, destaca Ciciliano, ao observar que este é o primeiro grande passo na ampliação da atuação da ADM neste mercado na região.
Segurança alimentar e tecnologia de ponta – A unidade inicia a operação com 140 novos funcionários, com alto grau de especialização e capacitação técnica, que atuarão nas diversas etapas da operação. Com processos automatizados e controlados de forma centralizada, a fábrica conta com tecnologia e equipamentos de última geração, além de um novo armazém, construído em parceria com a DHL, que atende todos os requisitos de segurança alimentar.
“O projeto do complexo foi concebido para assegurar um elevado padrão de qualidade em todas as etapas da operação, desde a chegada do farelo, fabricação dos insumos, até o armazenamento e logística de transporte do produto acabado para os clientes”, afirma o presidente da ADM Nutrition na América Latina, ao observar que todas essas características fazem desta unidade uma das mais modernas, seguras e avançadas do mercado de ingredientes para a indústria alimentícia.
Segundo Ciciliano, a nova fábrica da ADM beneficia a comunidade de Campo Grande e os produtores do Mato Grosso do Sul, com novas oportunidades de negócios, movimentando a economia local, gerando empregos e colaborando para posicionar a região como produtora também de insumos de alto valor agregado.
“Os consumidores e a indústria de alimentos estão buscando, cada vez mais, alimentos naturais e funcionais, que assegurem uma vida mais saudável. E a ADM, como empresa comprometida com a saúde e a boa alimentação, dedica-se a fornecer aos nossos clientes soluções diversas e inovadoras para atender às necessidades do setor e às tendências de consumo”, observa Ciciliano.
GPCOM Comunicação Corporativa
(11) 3129-5158 | www.gpcom.com.br/