A obra tem o propósito de apoiar a difusão dos conhecimentos gerados para a comunidade do sistema agroindustrial do café
A Universidade do Café (UdC) publicou o livro “Pesquisa em Café Università del Caffè Brazil, 2013-2017”, uma coletânea de pesquisas realizadas nos últimos anos na área da cafeicultura. A obra tem o propósito de apoiar a difusão dos conhecimentos gerados para a comunidade do sistema agroindustrial do café.
Fundado pela illycaffè, o programa Università del Caffè possui 28 unidades pelo mundo, nas Américas, Europa, África e Ásia. No Brasil desde 2000, a UdC é resultante de parceria entre a empresa italiana e o PENSA – programa de pesquisa em agronegócio da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (USP) e da Fundação Instituto de Administração (FIA) – e visa difundir conhecimento na cafeicultura. No livro, são apresentados sete trabalhos sobre temas de interesse atual:
- A pesquisa em cafeicultura no Brasil: pavimentando o caminho do futuro;
- Estudos de caso sobre inovação na cafeicultura brasileira;
- Estratégias contratuais de suprimento de cafés de alta qualidade;
- Direcionadores de mudança na cafeicultura: passado, presente e desafios futuros;
- Avaliação de riscos de contaminação do café por agrotóxicos;
- Possibilidades de diferenciação na produção de café e o comportamento do consumidor;
- Secagem do café cereja e cereja descascado, com e sem movimentação e seus efeitos na bebida do espresso.
Durante estes anos recentes de atividades, a equipe da UdC realizou cursos de qualidade para produtores abrangendo aspectos técnicos e gerenciais. Foram mais de 9 mil participações em seminários, cursos curtos e 5 cursos de pós-graduação lato senso em Gestão do Agronegócio café. Alinhado às necessidades dos cafeicultores, o programa promove, desde 2014, cursos à distância disponíveis no portal universidadedocafe.com.
A publicação teve coordenação dos professores doutores Decio Zylbersztajn, Samuel Ribeiro Giordano e Christiane Leles Rezende De Vita, do PENSA e da USP. Colaboraram pesquisadores do PENSA, da USP e da equipe técnica da illycaffè.
Além do livro em português, foi lançado um e-book em língua inglesa, com o intuito de ampliar o alcance dos resultados. Eles podem ser adquiridos por meio do site, neste link.
ADS Comunicação Corporativa
(11) 5090-3002 | (11) 5090-3004 | adsbrasil.com.br