Evento em parceria com a cooperativa Capal abordou as melhores práticas para o resfriamento de vacas
Na última semana, a Unidade de Pecuária da Ceva Saúde Animal promoveu uma palestra em Arapoti, no Paraná, para debater as melhores práticas para o resfriamento de vacas. O encontro, realizado em parceria com a Cooperativa Capal reuniu produtores da região.
Durante o evento, o Gerente Técnico de Pecuária de Leite da Ceva, Alex Souza, abordou os tipos de equipamentos resfriadores usados em fazendas leiteiras de outros países e que seriam opções viáveis para aplicação no Brasil. A manutenção da temperatura corporal adequada nas vacas está diretamente ligada ao bem-estar animal. O estresse térmico induz uma série de respostas fisiológicas que podem afetar drasticamente a saúde do animal e trazer prejuízos para a produção.
“O bem-estar da vaca precisa ser levado em consideração sempre, por isso os produtores precisam conhecer e investir constantemente em inovações que proporcionem mais conforto para os animais e também tragam maior eficiência para o dia a dia das fazendas. Na palestra apresentamos um panorama sobre os equipamentos utilizados ao redor do mundo. O principal objetivo foi estimular o debate entre os produtores sobre soluções eficientes, que muitas vezes são desconhecidos e que podem auxiliar no resfriamento assertivo das vacas”, afirma Souza.
Entre os destaques, está o Korral Kool, equipamento utilizado no Oriente Médio que consegue manter a temperatura dos animais abaixo de 39º mesmo em ambientes com clima quente e úmido, evitando dessa forma o estresse térmico dos bovinos.