A multinacional alemã apresentará o conceito de Matriz de Cigarrinha, uma proposta de manejo para melhorar a qualidade da safra, além do Planejamento de aplicação de Ethrel®
O 10º Congresso Nacional de Bioenergia acontece entre os dias 22 e 23 de novembro, em Araçatuba (SP), e contará com a presença de renomados profissionais da cadeia produtiva de bioenergia. A Bayer estará presente com seu time de especialistas levando informações aos produtores de cana-de-açúcar sobre as ferramentas para manutenção da qualidade da matéria prima, tema que será ministrado pelo consultor de Desenvolvimento de Mercado da empresa, Maurício Oliveira, nesta quarta-feira (22) no painel III, às 14h45.
“A participação no Congresso de Bionergia é de grande valia, pois conta com a presença de profissionais do setor sucroenergético de diversas partes do Brasil. Grande parte desses profissionais são clientes da Bayer e a nossa participação possibilita que esse público conheça melhor nossas tecnologias e, além disso, podemos estar ainda mais próximos de nossos clientes e entender suas necessidades”, avalia Oliveira.
Durante o evento, a multinacional alemã tratará de duas tecnologias que impactam diretamente na qualidade da matéria prima do canavicultor: o inseticida Curbix® e regulador de crescimento, Ethrel®. Para que as tecnologias sejam utilizadas de maneira eficiente, como no caso do manejo das cigarrinhas, que leva em consideração o nível de tolerância, a época de colheita e o potencial de perdas de cada variedade, o consultor falará sobre a Matriz de Cigarrinhas – desenvolvida com base em estudos inéditos que a empresa realizou em parceria com pesquisadores para saber a resposta das variedades ao ataque das cigarrinhas, pois até o momento não se sabia o comportamento varietal ao ataque dessa praga.
Além disso, será mostrado o ‘Planejamento de aplicação de Ethrel®’, que leva em consideração a resposta varietal em relação a seu potencial de florescimento e isoporização. Essa ferramenta proporciona ao produtor uma noção da área que pode ser utilizado o produto e, além disso, entender as perdas possíveis da não utilização, baseada em premissas definidas junto ao canavicultor.
De acordo com Oliveira, ambas as tecnologias proporcionam ganhos industriais, fazendo com que a cana mantenha seus níveis de açúcares mais altos, proporcionando maior produtividade por área. Além disso, diminuem a quantidade de amido nos colmos, entregando um produto mais maduro para o processamento – quanto menos amido, mais açúcar.
Outro ponto importante na qualidade da matéria prima é a cor do caldo extraído. Quanto mais escuro, maiores serão os custos para clarificação na indústria e pior será a qualidade do açúcar. O ataque de pragas como da cigarrinha proporciona esse escurecimento devido a compostos fenólicos produzidos pela cana para se proteger das toxinas injetas pela praga. Curbix® controla essa praga rapidamente e por mais tempo, fazendo com que a safra fique livre do inseto e consequentemente preserva as características químicas do caldo.
Bayer – Comunicação Brasil
(11) 5694-7431