Cuidados com o solo das granjas são fundamentais para a manutenção da qualidade da carne de frango
Considerado o maior exportador global de carne de frango, com mais de 150 países atendidos, o Brasil registrou em 2016 um embarque recorde de 4,4 toneladas de produtos in natura e processados. Atualmente, os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Goiás são responsáveis por 84% dos abates e por 93% das exportações.
Um dos grandes responsáveis pelo aquecimento da atividade no país, a qualidade da carne é obtida não apenas por meio de uma boa alimentação do frango, mas também graças a detalhes como uma manutenção cuidadosa das granjas. Nesse sentido, a multinacional sueca Husqvarna – líder global em equipamentos destinados ao manejo de áreas verdes – investe fortemente no desenvolvimento de tecnologias que proporcionam o aumento dos lucros e da produtividade.
“Nossas tecnologias são capazes de realizar a manutenção de maneira adequada, auxiliando nas tarefas de descompactação da cama aviária, na limpeza e no controle de temperatura das granjas. Dessa forma, o criador consegue manter o padrão de qualidade das carcaças, o que resulta em um alto nível de conversão de ração em ganho de peso”, pontua Paulo Figueiredo, consultor técnico de produtos da marca.
Para atender esse segmento, a Husqvarna conta com o Kit Aviário, composto por: Motocultivador TR 430, ideal para manter a cama aviária descompactada e livre de doenças e insetos; Soprador 125BVx, próprio para a higiene interna e externa dos aviários; Pulverizador 325S25, utilizado para aplicação de inseticida após a remoção das maravalhas, fazendo a higienização do aviário; Motosserra 236 ou Motosserra 435, que pode ser utilizada no corte de lenha para os aquecedores; e Cortador de Grama LB 155S ou HU725AWDH, indicado para a manutenção da faixa de grama no entorno do aviário, que auxilia na manutenção do condicionamento térmico do criadouro de aves.
“Conservar a granja sempre limpa, livre de insetos, do mau cheiro das fezes e de outras impurezas é uma atitude preventiva que garante mais saúde às aves e maior produtividade ao negócio. Uma cama aviária malcuidada pode causar imperfeições e calosidades nos pés e peitos dos frangos, o que deprecia o produto na hora da comercialização”, explica Figueiredo.
Controle da amônia – Um dos principais problemas em um aviário – que pode até comprometer a saúde dos frangos – é a formação de amônia no espaço. O gás é gerado a partir da decomposição microbiana dos dejetos e é capaz de causar infecções que vão interferir no desenvolvimento das carcaças, afetando o ganho de peso.
“Os efeitos da amônia são reduzidos quando o criador diminui a compactação do solo. Por isso, a indicação é utilizar o Motocultivador TR 430, cujas lâminas giram no sentido anti-horário, em um movimento que ajuda a afofar o solo e faz com que as fezes sejam absorvidas”, destaca o especialista da Husqvarna.
Com o auxílio do equipamento, é possível reduzir em mais de 40% o custo com as camas de maravalhas, utilizadas para evitar o contato direto da ave com o solo. Isso garante a maior homogeneização da cama aviária e o aumento da remuneração com a venda do adubo orgânico gerado pelas fezes das aves.
Para mais informações ou para localizar a revenda mais próxima, acesse www.husqvarna.com.br ou entre em contato com o SAC: 0800 77 323 77.
Grupo Image
11 3392-3025 | gpimage.com.br