Quando a alimentação saudável da planta gera excelentes frutos
Por Yuji Ieiri
Optar por uma alimentação saudável proporciona benefícios para qualidade de vida. Por meio do consumo balanceado de alimentos, que contém nutrientes essenciais, o funcionamento do corpo se mantém de forma equilibrada e sadia, contribuindo para o desenvolvimento e melhora das funções vitais.
A preocupação dos brasileiros em priorizar hábitos alimentares mais saudáveis é fundamental para fortalecer a cultura do bem-estar, uma vez que o consumo desses alimentos está diretamente ligado à saúde. De acordo com um estudo da agência de pesquisas Euromonitor Internacional, entre 2009 e 2014, o mercado de alimentação voltada à saúde cresceu 98% no Brasil. Em 2015, o mercado mundial do setor movimentou mais de US$ 27 bilhões e nos próximos anos deverá crescer cerca de 20%.
Com relação à nutrição das plantas, para que cresçam, se desenvolvam e produzam frutos saudáveis, garantindo boa produtividade e alta qualidade, são essenciais os nutrientes e minerais. Os elementos minerais são classificados em dois grupos: macronutrientes e micronutrientes.
O primeiro é exigido em grandes quantidades e englobam o Nitrogênio, Fósforo, Potássio, Cálcio, Magnésio e Enxofre. Já os micronutrientes são exigidos em menores quantidades, mas são tão importantes quanto os principais, e contemplam o Boro, Cloro, Cobre, Ferro, Manganês, Molibdênio, Níquel e Zinco. Outros elementos, como Cobalto, Selênio, Silício e Sódio são considerados nutrientes benéficos.
O bom funcionamento e desenvolvimento do organismo são resultados de uma alimentação balanceada por meio do fornecimento da quantidade adequada de vitaminas e minerais. As boas escolhas para uma vida saudável também envolve estar atento à forma como esses alimentos são produzidos e à sustentabilidade do processo produtivo, especialmente aos impactos no meio ambiente.
Dessa forma, o desenvolvimento de fertilizantes não químicos e com produção ecologicamente correta, que asseguram longevidade ao solo e contribuem para uma agricultura sustentável e de grande capacidade produtiva, como os fertilizantes premium de termofosfato, são mais assertivos para lavouras focadas na qualidade e, acima de tudo, na responsabilidade social e ambiental.