Exposição de sementes e mudas, apresentação de experimentos e minicursos aos visitantes serão realizados na Agrishow 2017, em Ribeirão Preto, pelo Departamento de Sementes, Mudas e Matrizes (DSMM), da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
O Departamento comercializa mais de 20 variedades de sementes e cerca de 300 espécies diferentes de mudas. Durante a Agrishow serão apresentadas as sementes de milho “AL Avaré” (com maior teor produtivo, arquitetura de planta mais moderna, inserção de espiga homogênea), “AL Piratininga” (material para silagem e grãos), “AL Bandeirante” (melhor de raiz, sendo indicada para áreas de pastagem degradada e outros com nível de investimento de médio a baixo), e o “Cativerde” (variedade para milho verde), que será distribuído aos visitantes que quiserem experimentar um milho fresquinho e saboroso.
No espaço do Departamento, será demonstrada uma linha de classificação de sementes, com mesa densimétrica e elevador de sementes, que funcionará de verdade. Também será apresentado o tratamento de sementes de forma natural, com terra diatomácea.
Desde a safra 2015/2016, todas as sementes de milho produzidas e comercializadas pelo DSMM estão recebendo tratamento com essa terra. “A substituição do tratamento químico convencional com fungicidas, inseticidas e corante, que conferia uma cor avermelhada à semente, pelo tratamento com a terra diatomácea, traz inúmeras vantagens: maior período residual do produto para controle dos insetos-pragas, segurança no trabalho para os colaboradores, segurança alimentar para os consumidores e preservação do meio ambiente”, explica Ricardo Lorenzini, diretor do Departamento de Sementes, Mudas e Matrizes.
O visitante poderá comparar, em experimentos realizados em recipientes de acrílico, as diversas formas para o tratamento das sementes: com terra diatomácea, tratamento convencional e sem tratamento. Quem passar pelo espaço do DSMM ainda poderá levar para casa sementes “AL Avaré” tratadas com a terra diatomácea.
Com o objetivo de aproximar ainda mais os produtores e visitantes da realidade das ações realizadas pelo laboratório do DSMM, a equipe da Cati demonstrará a atuação de germinadores e um trabalho de produção de matriz de morango realizado pelo Núcleo de Tietê.
“A presença da Cati na Agrishow cumpre o importante papel de levar ao produtor rural as inovações da Secretaria para agregar valor e gerar renda para nossos agricultores, como sempre nos orienta o governador Geraldo Alckmin”, destacou o secretário Arnaldo Jardim.
Minicursos gratuitos – Outra novidade levada pelo Departamento são os minicursos que serão oferecidos diariamente e de forma gratuita a estudantes, produtores rurais e demais visitantes da Feira. Terão como tema “Produção de Mudas Frutíferas” e “Micropropagação de morangueiro”. O primeiro será realizado das 14h às 14h30 na segunda (1/5) e das 10h às 10h30, de terça à sexta-feira. Já o curso de Micropropagação será realizado de segunda à quinta, das 15h às 15h30 e na sexta-feira (5/5), das 13h às 13h30. São 30 vagas por dia para cada minicurso e as inscrições podem ser realizadas no local.
“Para melhor atender ao produtor, o Departamento investirá cada vez mais em tecnologia, classificação e tratamento das variedades de milho; em aumento da produção, na melhoria da qualidade das sementes, entre outras ações”, anima-se João Brunelli Júnior, coordenador da Cati.
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo